A cada dia, identifico um novo sinal da passagem do tempo – o rosto craquelado quando sorrio, estalos de um biscoito cream cracker quando levanto de uma cadeira, o pé dói quando uso salto, a mão dói quando escrevo ou desenho, o pescoço exige sempre o mesmo travesseiro e acho que em breve vou ter que me render aos óculos de leitura que repousam tranquilos no criado-mudo. E já não sei mais como se escreve criado-mudo, como boa idosa vou ficar teimando que é do jeito que aprendi quando estive na escola e pronto. Habilidades também têm seu declínio, meus filhos decidiram que sou péssima motorista, não sabem como sobreviveram a tantos anos de idas e vindas a escolas, dentistas e natações….
Mas é tudo físico, tudo corpo, tudo fazendo parte de um processo natural, portanto esperável. Ao qual uns se rendem, outros combatem e outros até conseguem apreciar. Significa que estamos vivos, simples assim.
Mas tem uma coisa que melhora, e muito, e saber que não fomos feitos para ser para sempre, é seu primeiro indício: a sabedoria. Com o passar dos anos, temos mais tempo de avaliar as prioridades e desenvolver pequenas conscientizações como as que tenho colhido e compartilho aqui:
– o tempo é um bem precioso. Não desperdice com coisas que não quer fazer.
– merecemos dedicar parte de nosso dia para, conscientemente, fazer algo que dá enorme alegria.
– tudo o que agora parece insuportável, passa.
– calma é fundamental para analisar, decidir e agir.
– procurar culpas não resolve. O que resolve é procurar soluções.
– bom humor é o que garante a leveza de um relacionamento.
– o tom existe. A mesma coisa, dita de forma rude ou gentil, tem resultados diferentes.
– tudo tem dois lados.
– perfeição é um conceito muito relativo, individual e subjetivo. Portanto, inalcançável.
– planejar facilita o dia, o futuro. Continuam sendo uma incógnita, mas ao menos a gente faz a viagem mais organizado.
– quando quer conversar e falta assunto, pergunte e ouça. A conversa brota.
– ter amigos faz bem à saúde.
– franqueza tem limite.
– filhos não podem achar que são o centro do universo. Devem ser educados e não agradados. Lá fora, tem um mundo real.
– gentileza desarma e, realmente, gera gentileza. É contagiosa.
– dormir pouco pode ser ruim para a saúde, mas é ótimo para o seu dia seguinte: você acorda com a agenda definida.
– as pessoas são diferentes, cada uma é de um jeito. Acostume-se a isso. Inclusive, tudo o que está escrito aqui são coisas que eu penso. Você pode pensar totalmente diferente e eu respeito isso.
Agora, me diga uma conclusão sua.
Essa música é simplesmente linda e fala de algumas pequenas sabedorias. Deixe que o beijo dure. Deixe que o tempo cure.
Foto: daqui.
Você também pode gostar de…
Além de muitas iguais às tuas:
– A boa e velha: tudo dá certo no final, se não deu certo é porque não chegou ao final.
– Não faça pergunta cuja resposta não quer escutar.
– Não seja ator coadjuvante da própria vida.
– Viajar é o maior prazer que dinheiro pode comprar.
Em relação ao trabalho:
– Não me peça para dar de graça a única coisa que tenho para vender (da Cacilda Becker).
– Tudo que tem valor, tem preço.
Minha contribuição às listas da Jô e da Raquel, acima :
“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos”. (Thomas Hardy)
“Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz”.
(Abraham Lincoln)
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”
(Airton Senna)
“O tempo não cura tudo. Aliás o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções.” –
(Martha Medeiros)
Beijos >> Liliana
Bom dia , Jô,
Texto maravilhoso e sábio. O tempo realmente é implacável . Saber usá-lo é uma verdadeira arte de viver.
bjão e uma quarta maravilhosa.
Mari
Ai,Jô! Há que se ter uma pequena vantagem sobre tantas desvantagens com a chegada da idade. É verdade, o corpo padece! Vamos torcer para que pelo menos a mente fique sã, o que nos permitirá termos a sabedoria e a serenidade para vermos e sentirmos o corpo envelhecendo como um processo natural da vida. Bjs
Lindo!!! E apesar de não ser tããão velha,me identifiquei em muitas coisas!!!E quanto a sabedoria…é a mais pura verdade!!Hoje vejo como mudei…embora ainda tempestiva em alguns momentos!!! BJS e continue a escrever sempre!!
Muito lindo o que escreveu, pensei que só eu não sabia dirigir mais..kkkkkkk
Bjs
Disse tudo Jô, Gostei especialmente do primeiro parágrafo. Me identifiquei 100%. rsrs. Isso é o que chamamos de realidade e só vai saber quem chegar lá e para chegar bem? Só com muito bom humor. Rir de nós mesmos faz muito bem.
bjs
Felicidade é viver. Viver é seguir o coração. O coração é ter vida. A vida nos trz felicidade.É assim que me vejo. Nadzieja
Obrigada Jôéste texte serviu direitinho para mim,para o meu momento.Serve como um balsamo para nossa vida.Obrigada mais uma vez.
Bjj
Solange
O incrível é que estávamos comentando esses temas agora mesmo, aqui no trabalho. Mais ou menos: estávamos falando sobre pessoas que não querem envelhecer e acabam ficando ridículas com tanta plástica, e como o importante é ter conteúdo. A bagagem que vc carrega vida afora.
Bjs.
Ah,, na semana passada eu concluí que um sorriso desarma as pessoas. Tenho espalhado sorrisos por todos os lados.
Adorei!
Jô, você é incrível!!! Nunca li nada tão profundo e exato, pois uma das maravilhas que obtemos com a idade, é a sabedoria!!!!
Adorei a maneira como você se expressou.
Beijos Betinha
Ótimo Jô ! Adorei a perfeição inalcançável ! Dormir bem realmente é algo essencial e também acho que franqueza tem limite! Bem, resumindo, além de apreciar tudo que escreveu, fiquei ainda mais feliz porque seu modo de ver as coisas neste mundo é muito parecido com o meu. Que a sabedoria nos acompanhe! Beijo, Ana 🙂
Entre outras coisas eu também me conscientizei com o passar do tempo: o tempo é um bem precioso, não vale a pena desperdiçá-lo com coisas que não quer fazer. Acho q por isso ando estressada pois ainda não consegui deixar de fazer aquilo que não quero.
Essa consciência de que o nosso corpo não acompanha nossa mente, vem devagar e os óculos representam isso. Devorava livros noite a dentro. Hoje continuo lendo, mas canso rápido. Também acho que devo fazer só o que gosto, mas de alguns compromissos não temos como fugir, o jeito é fazer logo para sobrar tempo para as nossas coisas gostosas.
Lindo texto.
Bj…Bj
artemadeiraevida.blogspot.com
[…] Sabedorias […]
Mal agradecidos , esses teus filhos, meus netos queridos. E podes dizer-lhes que a coisa fica pior: daqui a pouco teu latoeiro será teu amigo que fica feliz , sempre que apareces. O meu se chama Gilberto!!! bjo.
[…] agrada, fala de algo que acredito muito. De que envelhecer traz benefícios, quem diria. No post Sabedorias. Sabedorias 2 . o post mais belo: a Grécia inspira beleza, por isso, o […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] mesmo. Aceite que a vida tem altos e baixos. Toda noite reflita sobre as coisas boas do seu dia. Esteja aberto a novas ideias. Acredite em você. Seja gentil. Deixe que as pessoas saibam quanto são especiais. Seja honesto […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]
[…] Sabedorias […]