De que é feita a sorte? De uma genética privilegiada, de uma saúde abençoada, de uma trajetória pouco acidentada? Ou ela está nas nossas mãos, quando cuidamos bem do que os gens nos proporcionam, quando investimos em um corpo são e quando escolhemos bem entre as alternativas que a vida nos apresenta?
Provavelmente, aquilo que chamamos de sorte é uma combinação de oportunidades, atenção para percebê-las e o uso das habilidades adequadas para escolher a melhor forma de aproveitá-las. Parece fórmula matemátca? Parece, sorte é algo complexo e só a tem quem está atento para fisgar no ar os momentos que estão sempre cruzando nosso caminho.
Só o que não podemos fazer é achar que tudo que nos acontece é definido por coisas externas a nós. Acreditar que a sorte nos joga para cima, que o azar nos empurra para baixo, que o destino nos espera na esquina, que o acaso espreita cada passo e que os desígnios divinos tudo determinam, é ignorar que tudo de bom ou ruim que nos acontece pode ser consequência de nossos próprios atos e decisões.
Às vezes atribuímos à sorte coisas que nada mais são do que frutos de nosso empenho. Um exemplo? Não tenho a sorte de ter amigas. As tenho porque acredito que amizade é um bem precioso e nele invisto energias.
Sorte lembra trevos. Ganhei da minha irmã e saí disseminando essa ideia. Uma caixinha que vem com um vasinho, terra e quatro bulbos. Você planta e fica observando a mágica de trevos de 4 folhas crescendo a olhos vistos, um pouco a cada dia (e em poucos dias, essa é a graça!). Aqui algumas etapas, que aconteceram num espaço de 3 semanas.
Como o meu não fez a gentileza de produzir flores, estou mostrando o resultado primaveril do trevo da Maria Amélia, esse sim, mais sortudo.
Para finalizar, uma pouco de artesanato com trevos. Sorte feita em casa.
Veja como fazer aqui.
Nesse blog você aprende a fazer. Com 4 folhas, se preferir!
Você também vai gostar de…
Liiiiiiindo o trevinho de feltro! Amei – guardei a ideia… Abs. MArion
, muito interessante o modo como você faz a postagem. Prende a gente com a “historinha” da sorte e em seguida derrama todo o seu talento com a sua arte. Muito bem bolado.
Particularmente resumiria o seu texto, no meu modo de pensar, em: ” O que a gente planta e cuida, a gente colhe”, né?
Beijo com carinho e um lindo domingo.
Manoel.
http://blogdoobvio.blogspot.com
PS: Vou publicar aquela postagem no meio dessa semana. Obrigado pela sua atenção.
O meu trevinho começou a aparecer hoje – está como a sua segunda foto, com a ponta do caule ganhando vida para fora do vaso. Não vejo a hora de descobrir se vem flor junto.
Também gostei muito do trevo em feltro. É muito bonitinho e facinho de fazer.
Beijos e bom domingo!
Gostei muito da abordagem e concordo especialmente com o que disse no 4º parágrafo. Isso me fez lembrar um ex chefe, pessoa muito querida, que dizia quando alguém tentava atribuir o sucesso dele à sorte: Quanto mais eu trabalho mais sorte eu tenho!”
O fechamento do texto foi perfeito. Valeu a dica dos trevinhos de feltro. Amei e vou guardar. bjs
Tô gostando muito de ler Jô, indo pro lado da ciência,a que todos esquecem ou evitam,p/ não pensar muito, a crua e básica,, sem interferências secundárias ou culturais.Adorei,bjs,Raquel.
Vir aqui é sempre maravilhoso…e teu blog está ficando algo imperdível…parabéns! bjs
Querida Jô!
Uma graça estes trevinhos! Já tive a “sorte” (Rs…) de ter alguns deles aqui em casa também… Hoje me contento com uns trevinhos roxinhos ,presente da minha sogra, que são da mesma família, e nos oferecem delicadas florzinhas liláses.
Mas se a “sorte” existe… Difícil dizer,mas me lembrei daquele personagem das revistinhas da Disney,o “Gastão”,(lembra?) que era o primo sortudo do Pato Donald. Ele tinha uma baita sorte em várias coisas na “vida”, mas no final da estória, quem sempre ganhava a atençao e o amor da bela “Margarida” era o Donald… (Rs…) Então, Jô, mesmo que a tal da “sorte” exista,ela por si só não determina os desfechos felizes… Acredito que o nosso próprio empenho e o nosso amor e carinho, serão sempre o melhor caminho para o coração e a vida…
Bem que me lembrei agora também daquele muito antigo provérbio espanhol: “Não creio nas bruxas,mas que elas existem, existem…” (Rs…) Ou seja, tem coisas que estão além da nossa imaginação, e serão sempre os grandes mistérios da vida!
Beijo grande pra ti e uma semana iluminada!
Teresa
Jô querida
Que post delícioso.
Li ouvindo internamente a música Sorte do Caetano:
” Meu amor, você me dá sorte
Meu amor!
Você me dá sorte meu amor!
Você me dá sorte
Na vida!…”
Obrigada por esse momento.
Beijinho
Lucia
Olá, Jô! Obrigada pela visita ao meu blog! Amei conhecer o teu espaço, super eclético e cheio de coisas interessantes… Voltarei mais vezes para apreciar suas postagens… Bjs, Kakau
Querida Jô
Acredito que sorte é um misto de otimismo, de fazermos a nossa parte e de fé!
Adorei essas etapas do trevo, lembrei-me da minha infância onde fazíamos experimentos com feijões na escola.
Lindo artesanato, fofo mesmo!
Um grande abraço
Léia
Oi JÔ!
Quanta coisas lindas por aqui, gostei D+ do trevinho
Obrigada pela visita, amei viu?
Ah! respondendo sua pergunta: Infelizmente eu não tenho loja não rs…
Um abraço.
Tereza
Você falou tudo, sorte é quase uma fórmula matemática!
E, apesar de não ter dado flores (ainda), seu trevo está lindo!
Beijos
Jô, gosto tanto do teu letrado, acho que gosto de acreditar na sorte ali em cada esquina…heheh! Mas concordo muito na sorte colhida dos nossos atos. Bjo grande:}
Jo querida, que lindos trevos!!!
Eu tenho vários trevos aqui, cuido deles tanto que nem sei!
Eu também acredito que as coisas devem ser cultivadas, e que tudo que colhemos é resultado daquilo que plantamos.
Lindo post!
Adorei suas artes trevísticas, lindas de viver!
beijosssssssss
Vero
Tenho 11 trevos (!!), algumas flores e muita sorte por ter sua família em minha vida!
Beijos
Oi Jô,
somos da equipe Trio e estamos entrando em contato por causa do calendario de curitiba que vc viu com a Rose na mostra MOrar Mais.
entre em contato conosco através do blog http://trioestudiodesign.blogspot.com/ ou por email (vide no blog), nossos telefones:
andrea 9963.5370, rose 9929.9111 ou veronica 8841.1265
ficamos muito contentes com a divulgação aqui no blog e obrigada pela dica em colocar mais informações no calendario.
abs
veronica
Nossa, adorei os dizeres. E nem sabia que trevo dava flores… hehe. Um beijo, Jo!
Querida Jô,
Nós não temos loja não, fazemos tudo em casa e se quiseres bater um papo mais de perto conosco, avise qdo estiver por aqui, pra nos encontrarmos, ok?
Seu blog é um amor…e vamos nos falando
Um beijo
Miriam e Ju
Ótimo texto Jô, e esses trevos nesses vasinhos são muito bonitos. Nunca vi trevos com esse “caule” (não sei se o nome é esse) longos. São tão bonitos.
Oi Jo!!!
Desculpe a super demora em passar por aqui!!! Como eu ja tinha lido esse teu post no celular, achei que ja tinha comentado, esqueci que nao tinha conseguido antes por estar no celular(sei la por que cargas dagua nao consegui…rs).
O meu marido tem um trevo seco ate hoje, que ele achou quando tinha 13 anos. Eu coloquei em um quadro para que ele nao o perdesse, ficou uma graça!!!
Eu nao sabia que eles davam flores!!
Jo, o wordpress nao tem gadget de seguidores? Esse gadget é bom para saber das atualizacoes!
Beijocas!!
[…] Sorte […]
Olá Jô, sou de Goiás.(Pires do Rio) amei o seu texto.E esse trevo então, é maravilhoso. Gostaria muito de saber como encontrar uma mudinha…
Seu bolg é encantador!
Um grande abraço.
[…] Sorte […]
[…] Sorte Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]
[…] Um desejo de boa sorte, tem presente melhor? Caixinhas com bulbos de trevos de 4 folhas. Veja aqui. […]
[…] Um desejo de boa sorte, tem presente melhor? Caixinhas com bulbos de trevos de 4 folhas. Veja aqui. […]
Olá, adorei a idéia das caixinhas com bulbos de trevo 4 folhas. Você monta e vende o kit?
[…] como vivo falando, eu tenho sorte. Minha amiga Bianca, além de ser excelente fotógrafa, tem uma jabuticabeira no quintal! Ela, com […]
Querida, Jo, estes trevos são simplesmente lindos. Sorte… big question. O que vc diz em parte eé bem verdade. Temos que make our part. Mas tenho mixed thoughts. Tem jeito que tem sorte sim. Os caminhos sempre se abrem e oportunidades aparecem. Jà ha outros com quem o que ocorre é caso o oposto.
Oi Jô… penso que cada um trabalha e faz a sua própria sorte! Claro q nem todos os aspectos estão em nosso controle, mas naquilo que nos compete devemos trabalhar com carinho e afinco. Os bons resultados não falham!
Amei os trevinhos…
Beijos!
[…] se você quiser juntar duas boas ideias em um só presente, coloque o trevo da sorte em um vasinho da Raquel. Sucesso […]
Lindo, Jô!!!!
Escolhas bem feitas ajuda e muito…
Bjs
[…] Sorte […]
[…] movimenta que precisamos imbuir nossos filhos, frutos de uma geração que teve algo entre muita sorte e muito azar, de ter tudo mais fácil, mais rápido, menos esperado e menos sofrido. Para serem […]
[…] desejo que, no trabalho, encontremos o nosso talento, quem sabe um pouco de prazer e com alguma sorte, uma boa dose de realização. E bem pago, por que […]
[…] Sorte […]
[…] O que é sorte para você? […]