Cena no centro curitibano: parada no sinal vermelho, de dentro do meu carro observo, lá na outra esquina, uma mulher apressada atravessando a rua e cair, feito batatinha quando nasce e se esparrama pelo chão. Tombo feio, do tipo que machuca. Na esquina que tentava alcançar, de frente para a cena, três jovens, impávidos, nem esboçam um movimento, veem a mulher se erguer e passar por eles já manquitolando. Repito, nenhum movimento.
Será que esses jovens não gostariam de ser acudidos quando forem eles a cair? Aí me vem à cabeça um dos meus bordões, slogan usado à exaustão na educação de meus filhos e que, de tão óbvio, devia virar campanha: não faça aos outros o que não quer que façam para você. Coloque-se no lugar do outro. Não exclua teus colegas na escola, porque você não gostaria de se sentir excluído. Não agrida, porque não gostaria que batessem em você. Não fure a fila, porque você ficaria muito aborrecido se…
Pensando melhor, pára tudo… Minha campanha pode ser mais positiva: faça aos outros o que gostaria que fizessem para você.
Cumprimente, preste atenção, fale, escute, entenda, declare-se. Brinque, valorize, acaricie, retribua. Empreste, devolva, doe. Acolha, respeite, inclua, acompanhe, apóie. Crie, eduque, ensine, proteja, abrace, solte.
Nesse texto da Silmara Franco, você vai ver que se colocar no lugar de uma criança nos faz melhores educadores.
A ideia não é original, eu sei. Mas ela é o início de uma rede, um jeito legal de começar um novo ano.
Bom ano.
As imagens utilizadas nesse post vieram do Pinterest e do WeHeartIt. Uma das imagens do mosaico vem do calendário da Happy Down.
Você também vai gostar de…
Jô, minha querida amiga. Estamos tão desacostumados de cooperar e recebermos o carinho de uma cooperação que até me emocionei ao ver esse vídeo.
Foi muito bom porque esquecí de tudo que estava fazendo e me coloquei a pensar no que realmente devo fazer. Foi uma ótima “cutucada” no meu comodismo de solidariedade.
Me desculpe, mas essa postagem merece um beijo carinhoso no seu coração.
Manoel.
http://blogdoobvio.blogspot.com
Um dia eu perguntei pro Leo se ele achava que o homem era bom ou mau e ele disse que o homem é egoísta. Fiquei com isso na cabeça sem me decidir se concordava ou não. Tempos depois, conforme eu observava as pessoas ao meu redor e o meu próprio comportamento, passei a entender e a concordar com o que ele disse. Também [acho que] entendi porque ele não disse que as pessoas, por serem egoístas, eram más. O egoísmo é intrínseco, mas dá pra “amenizar” muito. Dá, inclusive, pra transforma-lo em ações positivas e para o bem. Tua campanha é a prova disso. Egoísta que somos, sempre pensamos no que queremos que nos aconteça e que os outros façam para nós. Mas, racionais que somos, basta revertermos nosso desejo particular para o próximo, tanto para ajudar e retribuir, quanto para sermos ajudados e retribuirmos.
Hoje, exatamente, está acontecendo algo assim comigo e com uma pessoa que amo. Ainda não fui retribuída, mas, incrivelmente, pelo fato de acreditar que estou sendo justa e fazendo para ela o que gostaria que para mim, não espero por isso e me contento em crer que ela, cedo ou tarde, enxergará isso e também passará a agir assim.
Diante disso, tenha certeza que adiro sua campanha com convicção e determinação! Que venha o novo ano para fazermos dele o que queremos que ele seja para nós!
FELIZ 2012, Joss!
Beijos.
Ps: mosaico lindo…tirinha perfeita!
Jezz, você que acompanhou a procura das imagens, viu que ficou bacaninha! Aliás, a tua companhia tem sido muito importante sempre. Um 2012 por perto!
BJôzz
PS: muito boa a tua reflexão.
Jô
Bora ser feliz e levar a felicidade aos que estão perto.
Feliz 2012!
Um beijo carinhoso
Lucia
Jô, coisa linda que passa a seus filhos!
Como a sempre gente nova chegando na net, campanhas assim merecem aplausos e serem repassadas como uma corrente 🙂 dai vou levar o vídeo. É que a da Mafalda eu já estava guardando para esse final de ano.
Um 2012 de realizações pra Ti e Todos a sua volta!
Beijos,
Se nós pensássemos um pouco mais nos outros e não nos centrássemos tanto em nós, tudo seria melhor.
Obrigada pela partilha. Bom 2012.
Jô muito bacana esta campanha, eu também acredito que todos podem fazer o melhor, pensando não apenas em si , mas no todo!!! Muitos caminhos iluminados de bênçãos em 2012! Gratidão!!!
Um super beijo
http://www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com
Oi Jô,
Muito boa essa campanha, na forma mais conhecida e nessa nova versão “positiva” 🙂
As vezes toda essa indiferença pode assustar um pouco (e pode acontecer em qualquer lugar do mundo uma coisa como aquela que vc contou) mas eu acho que a maioria dos jovens têm valores positivos, e são muito mais acostumados a prestar socorro e a respeitar os outros.
o pelo menos eu vou achar isso 🙂
bom 2012 pra vc
abç
V.
lembrei desse vídeo :
Na minha experiência, sinto que o problema pra cair a ficha está na dificuldade que a pessoas tem de se colocar no lugar da outra.
Quando na verdade , fazer um favor a alguém, é tão ou mais prazeroso do recebê-lo.
Jé e Leo, parabens, vocês mataram a charada.bjos a todos.
Oi Jô que bacana o modo como você abordou esse assunto tão comum em nossos dias.
Quem sabe um dia o homem realmente descobrirá o quer dizer;” Fazei ao próximo o que gostaria que fizesse a você (mais ou nenos isso).
Parabéns pelo lindo blog e obrigada por compartilhar conosco suas descobertas.
Feliz Ano Novo
bj
yvone
Indiferença, individualismo ou simples falta de educação? Já estou ficando cheia dessa gente. Achei a mensagem belíssima para o final de ano.
Um excelente 2012 para vc, Jô!
Bjs.
Linda mensagem, Jô! Precisamos mesmo de inspiração para um mundo melhor, assim nas pequenas atitudes.
Grande abraço e lindo 2012 para você!
Juliana
Que em 2012 possas concretizar muitos dos teus projectos.
Um grande abraço.
Sabe que uma das formas de se conquistar alguma coisa na vida é tirando o “não” do nosso vocabulário.
Sua campanha foi maravilhosamente bem alterada e aprovo!
Que em 2012 todos se permitam fazer diferente e que tenhamos mais atitude em tudo o que nos for permitido vivenciar.
A vida passa rápido…viver intensamente, calorosamente, é a melhor opção!
Feliz 2012 Jô!
Bjins procê.
Bia.
Tudo bem Jô?
Li essa sua postagem enquanto estava na Flórida, mas não tive a chance de comentar. Aliás quando uma postagem fala fundo dentro de mim eu não comento imediatamente, prefiro voltar e relê-la + vezes, até achar q tenho algo a acrescentar com meu comentário.
Acho super louvável você ter ensinado seus filhos a colocarem-se no lugar do outro. Isso é tão óbvio não é mesmo? Mas parece ser muito difícil para a maioria de nós. Se sempre procurássemos nos colocar no lugar do outro, o mundo seria melhor, com menos preconceito, julgamentos, e indiferença. Quem sabe um dia…
Jô,
Usei essa tirinha da Mafalda no final de 2010, é exatamente isso! Somos o que plantamos.
Que você tenha um 2012 à altura das sementes espalhadas. Se a colheita for maior, ótimo!
Bjs.
Jo que delicia a retrospectiva… juro – pensei vou fazer uma postagens com os q mais gostei do ano e tal….mas faltou tempo…. fiquei feliz qdo vi o seus!!
Passei para retribuir todo carinho de 2011 e desejar um 2012 cheio de Tim-Tim!! Adoro você lá nas Abobrinhas
um beijo doce e borbulhante!!
Roberta
http://www.docesabobrinhas.com
Ah háaa
Acho que agora foi!!
Tentei de novo, e reecbi uma mensagem dizendo que sou seguidora, mas como não vejo o seu mosaico de amigos não tenho certeza…
Agora esta tudo certo pq meu mosaico se atualizou e posso te encontrar nele, só não aparece a foto.
Legal conseguimos!
Fonos persistentes!!!!!!!
Vamos trocar figurinhas agora…
Beijos de luz amiga
Vi o vídeo que vc postou e é emocionante.
Tb ensino estes valores pros meus filhos e no dia em que todos se conscientizar que estas atitudes devem ser comuns, nosso mundo terá evoluído, estará num patamar acima do que está hoje, tenha fé e certeza que chegaremos lá.
Bjs♥
Jô querida, saudades de vc! Como vai? Brigada pela visitinha. É sempre um prazer te “ver” lá pelo blog!
Uma ótima semana aí pra vc!
Dene
Adorei o seu blog, parabéns 🙂
[…] Faça aos outros […]
[…] Faça aos outros Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
[…] Faça aos outros […]
[…] Faça aos outros […]
[…] Faça aos outros […]
[…] Faça aos outros […]
[…] isso, mas arrisco em deixar a impressão de ser uma chata de galocha e repetir: a gente precisa se colocar no lugar do outro. Cada um de nós é um prisma, que vai brilhar ou não, dependendo da luz que sobre ele incide. […]
Certíssimo Jô! Nós somos muito egoístas, muito centrados no nosso pequeno mundo. Ensinava aos Meus pequenos o mesmo que você, pois assim fui educada. E gosto deduzir: o paraíso pode ser aqui! É só sermos gente. Bjs é ótimo 2015.
[…] Faça aos outros […]
[…] Faça aos outros […]