Algumas palavras são belíssimas e atraem quem escreve ao seu uso. Para mim, a palavra cristal tem essa capacidade. Considero-a sonora e transparente… Um móbile de sílabas balançando no ar.
Marido retornado ao lar, estou em Roma por mais um tempo sob a escolta da sogra e da cunhada. E foi com ela que conheci dois lugares que me encantaram, seja por seus nomes, seja pelo que vendem. São a Cristalli di Zucchero e a Polvere di Tempo.
Cristais de Açucar… Juntar minha palavra preferida com algo tão doce é o máximo. Ou não. O máximo mesmo é a confeitaria em si. Doces lindos e sem dúvida o melhor cornetto que já comi na vida, recheado com creme e uma fruta deliciosa chamada visciole (desconheço o que vem a ser. É roxa, se ajuda).
Um cornetto com visciole e outro com creme e pistache…
Passamos a manhã toda em um curso de comida vegetariana-macrobiótica, onde aprendi o conceito da pasta madre. Essa “massa mãe” trata-se de um fermento base feito apenas com farinha e água, mantido em um recipiente e sempre “reavivado”, como insistiu várias vezes a cozinheira: é matéria viva, signora! É usado para tudo: massa de pizza, pães, cornetos, massa folhada. O que a minha cunhada adquiriu hoje, por exemplo, tem muitos anos de vida.
Será que descobri o segredo das massas italianas? Porque devo admitir: pizza como a daqui… não tem! O melhor de tudo é a Pizza al Taglio (pizza ao corte). Conceito que acho simples e delicioso e que não sei porque não pega no Brasil.
A cada esquina você encontra uma dessas cantinas onde entra e fica feito criança diante de um balcão coberto de pizzas retangulares dos mais diversos sabores. Depois de alguns instantes de profunda reflexão, você escolhe o sabor que deseja e de que tamanho você quer o seu pedaço. O pedaço é cortado, pesado, dividido ao meio e fechado uma metade sobre a outra. Por fim, é embrulhado em um papel e você sai, feliz como uma Páscoa (adoro essa expressão italiana) comendo aquilo pela rua.
E aqui, um recado em dialeto romano para quem acredita na importância do slow food.
“Se vai entrar para comer aqui, deve sentar e esperar que a comida cozinhe. Mas se tiver pressa, tem um Mc Donald’s logo em frente”. Fofos, não?
Outro lugar especial, a Polvere di Tempo é uma loja charmosa em Trastevere, que quando passamos no começo do passeio, tinha um cartaz na porta dizendo “Torno quasi subito” (Volto quase logo). Na vitrine, bússolas e ampulhetas de todos os tamanhos e cores. E globos terrestres, coisa que acho que todas as casas deveriam ter, mesmo nesses tempos de Google Earth. Resolvemos voltar mais tarde. Ao entrar, para comprar uma miniatura de bússola para a coleção de meu pai, Grazia foi logo declarando que eu era brasileira. O dono começou a falar comigo em português e eu adorei conversar sobre Gilberto Gil, Chico Buarque, Florianópolis, José Serra – patriotismo é o primeiro sinal de saudades de casa. Adrian é argentino de Buenos Aires, gosta do Brasil e vive na Itália. Recomendo uma visita à loja cujo nome, em português, significa Poeira de Tempo. Combina, não?
Voltando para casa, paramos em uma loja de brinquedos para comprar presentes. A loja é de uma moça francesa que, no caos, consegue indicar os brinquedos e livros que ela já leu e jogou com seus filhos. No tempo que fiquei ali, esbarrei e derrubei várias coisas. Mas ela se acha lá dentro!
Para encerrar, deixo uma reflexã0: porque, no “primeiro mundo”, as mercadorias comestíveis ficam expostas assim ao Deus dará, enquanto nós, suposto país em desenvolvimento, já prezamos muito mais as normas de higiene e comercialização?
Mais Roma em…
Tô adorando viajar um pouquinho com vc… Maravilhosa idéia! E falando nisso, hora de começar a pensar na volta hen? Tô com saudades… Bacci!
Jô, dá prá comentar sobre tudo? O hotel, o quarto do hotel, a mesa do café da manhã do hotel, as árvores, o Asterix… O máximo!! Que fotos lindas! Que viagem deliciosa! Estou feliz com você!
Adorei a loja de brinquedos ! ( os doces, não…!!! ) Perto dela, aqui em casa ficou parecendo centro cirúrgico… Muitos beijos para a viajadora que compartilha gostosuras com a gente !
Meu rim por um cornetto!
A Grazia me levou aquela vez na Cristalli di Zuchero para comer um chocolate com pimenta! Hum, delícia!
Vai trazer pizza bianca? Diz que sim!
Ontem,fazendo aquela torta de morangos pro Enzo(sua receita ou da Crista-clássica maravilhosa)ficava imaginando onde e o que vc estaria degustando,pra depois mandar pra gente…ah,essa volta promete.Vai armazenando!Bjs c/ saudades.Raquel
Tudo parece pecaminosamente delicioso, mas como nunca provei e não sei o que estou prdendp, dá pra aguentar.
Só na vitrine dos doces miúdos, o quarto da esquerda pra direita, me parece ser um mini Savarin, que minha mãe fazia e o Marcolini também. Este eu conheço, portanto salivo em dobro.
Também o cartaz na vitrine, é impagável!
Deu, né filha? Volte, bjo. Mami
Abaixo o fast food! Viva a comida italiana!
A senhora está se revelando uma BLOGUEIRA e tanto , hein!!!! Delícia ler os relatos da viagem !
Adorei a viagem e as dicas!
Bjs Regina
cara jò la tua permanenza a roma è stata per me l’occasione di riscoprire la città con occhi diversi e con sentimenti diversi, ti ringrazio per questo bel periodo passato insieme e speriamo che sia il primo di tanti altri in cui mi trasformerò per te in una perfetta”Cicerone.” baci
P.S. Non credo che aspetterò il tuo ritorno per fare una nuova visita a Cristalli di zucchero! bacioni a tutti..
Essa é a cunhada, responsável pelos belos passeios romanos. Grazie, Grazia!
Viste quanta gente ficou feliz, tirando uma beiradinha da tua viagem? Belíssima idéia!!!!
Agora vai pra Bretanha e conta tudo. bjo. Mami
[…] O Lungotevere, calçada ao longo do Rio Tevere. E o bairro Trastevere, muito […]
[…] Cristal e poeira […]
[…] confeitaria que achei mais formidável foi a Cristalli di Zucchero. E nessa viagem descobri que tem uma filial bem pertinho de um ponto turístico que muita gente […]
[…] Cristal e poeira […]
[…] O Lungotevere, calçada ao longo do Rio Tevere. E o bairro Trastevere, muito […]
Jo, lá em Porto Alegre já tem Pizza al taglio. Chama-se La Pizza Mia e parece que o dono da pizzaria é uruguaio.
[…] […]
[…] Cristal e poeira […]
[…] Cristal e poeira […]