O que você verá aqui é o relato da primeira ação da Freguesia do Livro. Ela cresceu e agora está fazendo muitas bibliotecas por aí. Informe-se aqui: www.freguesiadolivro.com.br
A Ângela tinha muitos livros infantis na sua vida, teve uma idéia e eu entrei de carona. Quem sabe você também não se anima?
Aos fatos: a Freguesia do Livro é uma iniciativa de pessoas interessadas em dar acesso aos livros a uma população pouco estimulada em relação à leitura. Instigando o hábito de ler e ampliando o gosto pela leitura em si, levará crianças e jovens à descoberta deste prazer.
Queremos um movimento cultural que interligue livros que estão esquecidos em prateleiras com crianças e jovens que poderão ser apresentados ao mundo da leitura, respeitando seus focos de interesse.
A Freguesia do Livro vai estabelecer sua biblioteca na Sociedade Crescer, sob responsabilidade de nossa amiga Maria Izabel Valente, na Vila Zumbi em Colombo, perto de Curitiba. Este projeto existe desde 1994 e é hoje um local que oferece atividades no contra-turno escolar, promovendo o convívio e desenvolvimento de cerca de 160 crianças e jovens que se encontravam em situação de risco social. Este atendimento diário oferece refeições, atividades pedagógicas, esportivas, cívicas e artísticas.
Acreditamos que livros devem circular, levar a sua história para mais de uma pessoa, para mais de uma casa. Construímos nosso acervo a partir de doações de interessados em contribuir com a nossa proposta. Este movimento precisa ser estimulado e promovido!
Você está convidada/o a participar desta nossa iniciativa! Olhe para os livros infanto-juvenis que estão guardados em suas estantes e pense que eles podem levar informação, lazer e fantasia a muitas crianças que poderão aprender a ver o mundo de uma nova maneira.
Ângela & Jô
Quer ajudar? Nos doe seus livros que estão quietinhos em um canto da sua casa. Mande um comentário que a gente se ajeita.
E veja aqui a Freguesia entrando em movimento.
Mais consciência em…
Oi pessoal!
Adorei o blog interessante e caprichoso de vocês!
Parabéns à todas pelas artes e artesanato em geral.
Gostaria de colaborar com alguns livros para a Freguesia do Livro. Moro no bairro Boa Vista. Por favor entrem em contato; 9647-8488.
Everly
Everly,
Que bom que quer ajudar!
Logo entraremos em contato.
Obrigada,
Jô e Ângela
Meninas,
Vou garimpar também alguma coisa aqui em casa. Parabéns pela iniciativa.
Bjs
Rosa M
Oba, Rosa!
São livros infantis apenas?
Katia,
Livros, infantis, juvenis e adultos, mais dirigidos a mães pouco acostumadas com leitura, ou seja, algo que estimule-as para começar: romances, best-sellers, etc.
BJô
Idéia brilhante! Aqui não sobrou nem um livro juvenil. Tempo demais…
Mas vou mandar uns Harry Potter. Quem sabe ele repete aí o sucesso que fez no resto do mundo.
Sucesso , meninas. Christa
Ôba! Harry Potter será sucesso na certa!
Oi meninas, aonde posso levar os livros? Tenho alguns meus e outros da Cristina e da Laura que estão aqui em casa. Semana que vem tenho algum tempo…
Oi, Teresa,
Que bom que vai ajudar! Pego teu telefone com a Cris e te ligo na segunda.
BJô
Jô,
com certeza tenho alguns exemplares p/ doar. Te mando pela Jessica.
Olá meninas! preciso desocupar o espaço dos livros que vou doar a vocês, tenho uma caixa grande com vários infantis e juvenis. Até uma encicopédia extensa novinha infantil sobro o corpo humano. Por favor, entrem em contato o quanto antes. Moro na R. Ary Barroso, 1049, Boa vista. Fone: 3205-0378 e 96478488.
Everly
Olá!
Acabei de conhecer o blog por indicação de amigas e fiquei encantada!! Amo livros e tenho alguns para doação.Por favor entrem em contato para que possa entregá-los e também me ofereço para o trabalho voluntário. Parabéns pela iniciativa e a brilhante idéia. (3434-3881 e 8414-0444)
Denise
Denise, que bom que quer apoiar. Ligo em breve!
[…] Freguesia do Livro está em atividade. Agradecemos aos que colaboraram e estaremos sempre aceitando mais livros […]
[…] passo seguinte foi começar com minha amiga Ângela a Freguesia do Livro, amplamente divulgada aqui, que despertou um fluxo de livros de diversas fontes e com variados […]
[…] de ter começado uma solicitação de livros para nossa Freguesia do Livro, muitas outras portas se abriram. E descobrimos que muitas iniciativas para fomentar a leitura […]
Jô, obrigada pela visita ao meu blog e ao seu comentário tão gentil.
Muitas pessoas se interessaram em ajudar enviando livros, mas infelizmente até agora foram pouquíssimas as pessoas que realmente mandaram alguma coisa. Em geral elas querem enviar, mas não querem ter despesa com o envio. Mas eu tenho esperança que antes do natal eu tenho conseguido arrecadar um bom número de livros.
Pode ser qualquer tipo de livro, mas como falei no post a maior procura é das crianças, por isso temos preferência pelos livros infantis.
Se vc puder ajudar ficaremos imensamente agradecidos.
Obrigada pela visita e volte sempre 😉
Beijos
[…] Freguesia do Livro – Livros em movimento – Freguesia do Livro é uma iniciativa de pessoas interessadas em dar acesso aos livros a uma população pouco estimulada em relação à leitura. Instigando o hábito de ler e ampliando o gosto pela leitura em si, levará crianças e jovens à descoberta deste prazer. Postado em LA , Notas. Compartilhe Tweet […]
[…] mar de crianças que atendemos na Freguesia do Livro, algumas com vidas tão cheias de problemas que ler ou não ler deveria ser detalhe, muitas nos […]
[…] critério é: meu livro está velhinho, mas o conteúdo vale a pena. A Freguesia do Livro recebe e […]
Oi Jô! sou a Eliane Campelli, não sei se vc lembra de mim… Bom, MENINA DO CÉU!!!! que blog é esse? é Pedigree (tudo di bom!), lindo, simples MUITO bem escrito, e eu tenho que ser sincera: não sou chegada a tanta conexão eletrônica, e tudo mais, mas realmente me encantei com o seu blog. Só acessei 2 vezes, a primeira faz um tempo já, quando “viajei” com as suas viagens à Grécia, Itália e NY, bom demais! e agora, sobre os livros. É exatamente isso, deixar eles voarem. Parabéns pela energia vibrante com que vocês dinamizam tudo isso. Já pratico a “perda de um livro” nas praças, só fico um pouquinho preocupada com o nosso temperamental clima curitibano, não dá prá saber se o livro não vai tomar um belo banho, né? Fora isso sempre estou doando, pois sou herdeira da biblioteca dos meus avós e pais, é muita coisa, fora os meus, adquiridos ao longo desses meus 50 anos. Então é o seguinte: tenho alguma coisa que vai interessar a vocês, portanto entrem em contato comigo pelo tel 9979-4756. Moro no São Lourenço, mas posso ir até vocês, sem problemas, caso facilite. Viajo dia 23 de dezembro e retorno no dia 9 de janeiro. Um grande beijo e obrigada pelo blog. Eliane
Sou Bibliotecário aqui no Ceará. Parabéns pelo trabalho de vcs é uma boa iniciativa. Bibliotecários não fazem isso. Estão há muito tempo preocupados em universalizar a profissão e que ela seja respeitada abrindo-se postos de trabalho para o profissional, que pensamentos como este de coletividade passam longe, até a própria essência da profissão ficaria mais coesa se pensasse e fizesse ações como as de vcs. Abraço
Arnaldo, bem que eu queria um bibliotecário engajado para nos ajudar no nosso projeto com os livros. Pena que o Ceará é tão longe…
Jô
[…] é o pontapé inicial de uma nova estrada que a Freguesia do Livro está tomando. Para começar, esperamos chegar em tempo às gavetas de seus filhos, antes que os […]
Oi Jô, tb tenho uma caixa de livros de uma coleção juvenil da Abril. São livros que li na adolescência e que estavam ainda na casa da minha mãe em SP. Eu os trouxe e quero doá-los.
Posso pedir para que meu filho os os deixe em algum lugar com vcs, ou talvez vcs possam vir buscá-los.
Un bacione
Ornella
Jô, esta semana fui assistir a Minhas Tardes com Margueritte. Você viu? É o seu post em imagens e personagens cativantes e fortes. Bjo grande! Drix.
[…] é o Alessandro que vai nos dar algumas dicas para um novo projeto da Freguesia do Livro, que conto aqui em primeira mão. Como os livros que temos recebido em doação são muitos, […]
[…] Freguesia na Vila Zumbi […]
Tudo que tinha de literatura infanto-juvenil foi doado.
Pretendo participar do BookCrossing Blogueiro a partir do dia 16, “esquecendo” um livro em local público, deixando um bilhete para quem encontrar saber que não foi esquecido de fato.
Boa iniciativa essa!
Gina, também vou participar do BookCrossing. Mas queria te contar que a Freguesia aceita livros para adulto também, quem sabe desses você ainda tem algum dando sopa.
Bj
[…] topou na hora: quer ir contar histórias na biblioteca que montamos e acompanhamos há um ano na Vila Zumbi? Nem pensou duas vezes. Munido de seu […]
[…] na biblioteca instalada em uma instituição na Vila Zumbi, pudemos observar que nossa freguesia tem […]
[…] Livros em movimento […]