Tudo o que cozinhamos começa com a coleta de ingredientes. Básico, certo? Se fosse tão simples, porém, nada nos impediria de ter no Brasil a pizza e as massas iguais às que encontramos na Itália. Entretanto, não é o que acontece, pois é exatamente nos ingredientes que mora a diferença: o tomate, a beringela, a farinha, o queijo… tudo aqui é basicamente melhor. E não vai aqui nenhuma crítica aos nossos resultados brasileiros. Nós simplesmente não mandamos nisso – a incidência do sol, a qualidade da terra, o PH da água é que determinam as diferenças de sabores. Então me rendo. O negócio é aproveitar muito bem a comida italiana enquanto estiver aqui!
Ficam aqui algumas dicas para quem pretende vir para a Italia:
Pizzaria Alice: para muitos, a melhor pizza al taglio de Roma. Está na Via delle Grazie, perto da fila (longa) para a Capela Sistina, no Vaticano. Despojadissima, não tem mesa nem cadeira. Depois de enfrentar uma confusão tipicamente italiana para fazer o seu pedido dos sabores de pizza desejados, você pode escolher se come em pé na calçada ou sentado pelo chão ou meio fio. Não tem nem pia para lavar as mãos depois de se lambuzar com aquela pizza inesquecível. Mas vale a pena, com certeza.
Falando em despojamento, em uma paralela à Via dei Condotti, a dois passos da Piazza di Spagna, existe um lugar que nem nome tem. Na porta está escrito apenas Pasta Fresca da 1918. Isso quer dizer que desde 1918 eles abrem a porta ao meio-dia, quando é possivel ver o proprietário produzindo quantidades industriais de talharins e afins. Lugar pequeno, tem uns banquinhos encostados nas paredes. De mesas, nem vestígio. Às 13 horas em ponto eles começam a servir, com pratos e talheres de plástico, à imensa fila de pessoas que a essa altura já alcançou a rua, apesar da chuva que cai. No dia que fui, a opção era massa com pesto ou pomodoro e funghi porcini. E um copo (de plástico, é claro) de vinho da casa. Por 4 euros, uma refeição perfeita e mais romana, impossível.
Il Ghetto é o bairro judeu, com comidas tipicas e uma atmosfera especial. Foi ali que repeti o Carcioffi alla Giudia, outra vez delicioso. E dessa vez consegui experimentar a torta de ricota mais famosa da região.
Bem perto dali, Campo de’ Fiori, que além de ter uma feira de frutas e verduras espetacular, ainda abriga a pizza bianca (como posso explicar… é uma massa de pizza sem nada em cima e mesmo assim, formidável) mais disputada de Roma.
Em Orvietto, cidade feudal que visitamos hoje, conhecemos um lugar que parece uma enoteca de chocolates.
Como meu filho mora sozinho em Roma, teve que aprender alguns lugares e macetes para comer bem sem muito trabalho, o que é bastante fácil nessa cidade. A dica de hoje foi especial: uma sanduicheria, que atende pelo original nome La Sandwicheria, aberta há poucos meses e tocada por 2 rapazes simpáticos, faz, adivinhe… sanduiches. Com os ingredientes perfeitos, à escolha do cliente. Até aí nenhuma novidade, concordo com você. Mas resolvemos finalizar com sanduiche doce e o que vimos? Sanduiche de Nutella, óleo e sal. Isso mesmo. E delicioso!
Mais sabores em…
WOW! traz um de nutella pra mim!! E uma torta de ricota! e uma pizza de batatas da Alice! Aliás, posso encontrar vocês aí? Beijo
olha ali…morangos e peras maravilhosos “tutto insieme”…oh dio!
Tua vez está chegando…
Que delícia! tudo de bom mesmo…as feirinhas, a forma de expor os produtos, muita diferençã…curta muito bjs
É, Claudia. Viajar é muito bom!
Jô, estas flores de abóbora me deixaram com muita vontade! Tão difícil achar aqui. Adorei seu blog, todos os posts sobre Roma e as peças lindas 🙂 Um beijo,
Nossa, quanta coisa gostosa,ne? Conheço esse lugar que fica paralelo a Via dei Condotti. Quer dizer, ja ouvi falar muito. Nunca tive a oportunidade de ir até la provar a pasta. Na proxima vez que eu for por la, vou dar uma passadinha!
Obrigada pela visita no meu blog!
Jô,
adorei tudo!!! Parabéns pelo blog, dicas e iniciativas.
quando vi a foto das ‘Fiori de Zucca’ me tentei a correr para minha horta e plantar dezenas de abobrinhas, Tenho sonhado em ter uma plantação para colher flores e mais flores e poder degustás-las das mais variadas formas.
Obrigada para nos apresentar o trabalho que fazem.
Com carinho, Josi Basso
[…] Roma e seus sabores […]
[…] 3. Pizzaria ALICE, a melhor pizza al taglio: Via delle Grazie 7/9. Perto do Vaticano, indo para os Museus Vaticanos. Mais informações aqui. […]
[…] Roma e seus sabores Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
[…] acompanhar o café. Ou seja, italiano passa o dia tomando café e comendo doce. No intervalo, uma pizza, é […]
[…] 3. Pizzaria ALICE, a melhor pizza al taglio: Via delle Grazie 7/9. Perto do Vaticano, indo para os Museus Vaticanos. Mais informações aqui. […]
[…] Roma e seus sabores Roma doce […]
Olá, só hoje conheci seu blog e adorei as dicas. Já estão guardadas. Em Roma, amo uma pizzaria, assim bem bagunçada, tipicamente italiana, a Pizzaria da baffetto, fica na via del governo vecchio, a meio caminho entre castel san angelo e piazza navona, Mas as pizzas de abobrinha e a de berinjela,hummm….
[…] Roma e seus sabores Roma doce […]
[…] Roma e seus sabores […]
[…] Roma e seus sabores […]
[…] Roma e seus sabores […]
[…] impublicáveis, me encanto com o florista que junto às flores, vende as marcas registradas da comida italiana: basílico, rosmarino e […]
[…] Roma e seus sabores […]
[…] é destino obrigatório para quem visita Roma, indico dar uma esticadinha para comer uma massa no Pastificcio, um tiramissú na Pompi e ir na Vertecchi, uma papelaria sensacional ali pertinho. Se gosta de […]