Esse post foi publicado originalmente no blog da minha filha, o Confissões de uma Doceira Amadora, há um ano. Resolvi resgatá-lo porque a doceira já não é amadora e acaba de se formar em uma escola de culinária em Nova Iorque com esse bolo:
E porque estou com saudades.
Começa com uma apresentação da Marina:
“Hoje, quem vai escrever vai ser minha mãe, a Jô. Ela também tem um blog, o Arte Amiga. Ela tem porque me copiou. Sim, essa é a mais pura verdade. Feio, eu sei. Mas eu amo ela mesmo assim. E devo admitir que o blog dela… bom, pode ser que seja mais legal que o meu. Mas, vou deixar vocês serem os juízes. Já falei que vocês estão lindos hoje? Mais magros e interessantes? Bom, só comentando! Mas voltando ao assunto, minha mãe foi viajar por Roma, pra visitar meu irmão que está morando por lá. Eu sei, pobrezinho. Mas agora ela vai contar um pouco das doçuras de Roma!”
“Estive em Roma e como mãe de uma doceira, prestei muita atenção aos doces romanos. Na verdade, nem precisa prestar muita atenção, pois a gente tropeça em confeitarias e sorveterias a cada 5 passos. Tudo é apetitoso e delicioso, mas eu tenho a sorte de enjoar fácil de doces, por isso preferi fotografar.
O povo italiano é movido a café. O capuccino é o preferido e qualquer hora é hora. Foi lá que nasceu o café espresso ristreto, fortíssimo. Nas cafeterias que estão a cada esquina, tem uma quantidade industrial de docinhos e cornetos, que estão ali para acompanhar o café. Ou seja, italiano passa o dia tomando café e comendo doce. No intervalo, uma pizza, é claro.
A confeitaria que achei mais formidável foi a Cristalli di Zucchero. E nessa viagem descobri que tem uma filial bem pertinho de um ponto turístico que muita gente adora visitar, apesar de eu não ver a menor graça nele: a Boca della Veritá. A história é que o povo vai lá para colocar a mão dentro da boca – se falar a verdade, nada acontece, mas se estiver mentindo, a boca decepa a sua mão. Programão, não?
Sorvete é outra delícia essencialmente italiana. Os sabores são os mais variados, a textura perfeita e eles são totalmente contra usar aquela colher para fazer bolas de sorvete. O negócio é espalmar artesanalmente quantidades generosas sobre o corneto e ainda coroar com uma dose de panna (chantilly quase sem açúcar, só para calibrar calorias). E eles têm um sabor que adoro e que ainda não vi aqui no Brasil: o Fior di Latte.
Nutella é italiana, quem não sabe? Isso significa que crianças italianas têm a mesma relação com a Nutella que nós aqui temos com a margarina ou o requeijão cremoso: servem para passar no pão. Só isso para mim já era meio estranho, mas comemos um sanduiche de Nutella, com óleo de oliva e grãos de sal. Bizarro? Mas delicioso!
Quer ir visitar um amigo? Não apareça sem levar uma torta. A sorte é que em todo canto tem uma geladeira bem recheada como essa para você não aparecer de mãos abanando.
E resolvi testar e mostrar a receita do meu doce italiano preferido, sempre prontinho nas geladeiras das confeitarias, os Profiteroli al Cioccolato.
Se você, como eu, gosta de cozinhar mas acredita que dá para fazer isso de modo prático, compre profiteroles prontos em alguma confeitaria perto da sua casa. São também chamadas de Carolinas, devem ser pequenas e sem recheios. Para essa torta usei apenas 12, mas você vai definir a quantidade de acordo com a “pirâmide” que você quer fazer.
Profiteroli al Cioccolato
Ingredientes:
12 carolinas pequenas
150 gr. de creme de mesa fresco
10 ml de leite
170 gr. chocolate meio amargo em pedaços
Coloque o creme de leite e o leite em uma panela. Quando estiver perto de começar a ferver, adicione o chocolate, desligue o fogo e mexa até dissolver os pedaços do chocolate e formar uma calda lisa e homogênea. Coloque na geladeira para atingir o ponto ideal. Enquanto isso, bata o chantilly.
Chantilly para o recheio: bater 250 gr. de creme de mesa fresco com 1 colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de açúcar de baunilha. Se quiser um chantilly mais leve, adicione uma clara batida em neve.
Montando a delícia: faça um furo pequeno com o cabo de uma colher na parte debaixo do profiterole, coloque o chantilly em um saco de confeiteiro.
Recheie os profiteroles e depois mergulhe-os na calda de chocolate. Dá um banho de chocolate, pesca a delícia toda enchocolatada e vai montando a pirâmide. Pronto e lindo!
E se você quiser assistir uma italiana ensinando a fazer esse doce, fique à vontade. Ela é bem mais disposta do que eu, ensina até a fazer a massa dos profiteroles:
Marina, adorei estar aqui! Bjo da Mamma.”
Você também vai gostar de…
Não me canso de subir a página para me encantar mais uma vez com o bolo de formatura da tua filhota. Quanta delicadeza e técnica! Sim, porque para uma boleira totalmente auto-didata como a que fui, a habilidade conseguida pelo conhecimento dos processos pula aos olhos. Parabéns a ela! Parabéns a essa mama pela semente de arte que germina em outros territórios (doces)! Grande beijo!
Que lindo Jô! Parabéns à sua filha!
Parabéns pelo sucesso da filha!
Ficou linda a pirâmide de carolinas 🙂 Já tinha visto o bolo da Má, maravilhoso!
Parabéns pela Marina. O bolo ficou lindo e adorei o colorido. Bj Ana Claudia
Que maldade!!!! minha boca tá aqui cheia de água olhando este bolo :)). Parabéns Marina, quando for ao Brasil, se tudo der certo, dou um pulinho em Curitiba e levo um doce Holandes que Brasileiro nenhum resiste…masss vamos dar só um pedacinho para a Jô, afinal ela enjoa de doce – rsrsrsr – brincadeirinha Jô :)).
bj e parabens
Muitos parabéns e toda a sorte do mundo para a tua filhota!
Muitos beijinhos.
Jô, mil parabens!!!
Imagino que vc esteja explodindo de tão orgulhosa! (Eu estaria)
Que belo bolo! Ele merece ser a capa do currículo dela.
bjs
Suli
Que bolo mais lindooooooo! “mamãe coruja”!! Parabéns! Se ele estivesse na minha frente a cores e ao vivo, não resistiria. Bjs Gi.
Jô querida, parabéns a sua filha !!!!
Que trabalho maravilhooooooooooso o dela.
Muito fera.
Beijinhos
Lucia
Jô, fez bem em resgatar o post, ele é de dar água na boca…
Parabéns pra sua filha, agora doceira profissional! O bolo que ela fez ficou simplesmente deslumbrante! Essa menina vai longe.
Beijos
Huuuuuuuummm….q delícia!!!! bjs
Jô querida! parabéns para você e para a filhota…deve ser bom demais! sucesso sempre…bjs
Oi Jô que saudade! estive sem computador, e volto para me deparar com toda essa magica, esse carinho, coisas lindas de ver.
O bolo de sua filha é tão lindo que nao cabe outra palavra. Lindo!
Parabéns à Marina!
Sua “reportagem” sobre doces italianos e cafés, ficou perfeita.
Se voce escreve no blog e faz suas artes, eu entendo que não mentiu, senão sua mao teria ficado dentro da “boca maldita” ops, “boca da verdade”.
Quando for à Italia (sim, um dia eu vou!) passo bem longe dessa boca, sei lá…
Quanto á receita dos profitetoles, um dia comi em um aniversario algo parecido. Confesso que adorei, mas nao sabia o nome.
Bom, agora sei, e o melhor, aprendi a fazer. Realmente muito simples.
Querida Jô, é sempre uma alegria vir até aqui, beijos e bom fim de semana.
Nossa Jô que delícia de post (e que talento da sua filha!!) Ela tem que entrar no site da Di Zardo, ele adora desenhar alguns bolos para suas festas. Você falou da Itália então eu, que nem gosto de doce, tinha que registrar: Em Florença degustei o mais delicioso sorvete de minha vida!!! Sempre escolhia os mesmos: Limão / frutos de boscoli (acho que é assim que se escreve)… que delícia!!! Nenhum sorvete depois daquele teve graça…rssss..
Você já está participando do sorteio de aniversário do Arquitrecos? As inscrições serão até o dia 30/03 e o prêmio será um par de casinhas de passarinho artesanais. Vem comemorar comigo!!! Grande abraço!!!
http://www.arquitrecos.com
[…] Profiteroles e outros doces italianos […]
[…] Profitelori à italiana Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]
[…] Profiteroles […]
[…] Por que? Por que? 8. a receita mais testada: não sei. Sei que as duas mais visitadas foram os Profiteroli e outros doces italianos e a Torta de Maçã. Agora, você decide qual é a melhor. Profiteroli Torta de maçã 9. o […]
Nossa, que bolo lindo, sua filha é talentosa heim rs… Roma é maravilhoso, e não ;provei muitos doces, mas o sorvete comi todos os dias, sobremesa de almoço e jantar! ahahaha amo amo amo, lá eles tem sorvete de Nutella!!! Que sonho!!! E tem uns com uma textura diferente, é quase um marshmellow, enfim… Eu amo roma, e amo comer por lá. Rs… Adorei o post! Beijos
[…] Profiteroli e outros doces italianos […]
[…] Profiteroli e outros doces italianos […]
[…] Profiteroli e outros doces italianos […]
[…] Profiteroli à italiana […]
[…] Profiteroli e outros doces italianos […]
[…] eternizados numa fala de O Poderoso Chefão: “Leave the gun, take the canolli”. Doces italianos costumam ser […]