Marina comprou um livro lindo, o Quando Katie Cozinha. Ele traz as receitas e fotos sensacionais do blog What Katie Ate, um sucesso entre os cozinheiros e gourmets, da irlandesa Katie Quinn Davies. Ganhou uma edição brasileira pelo selo Panelinha, da Companhia das Letras.
O livro estava ali e eu precisando de uma ideia relâmpago para uma sobremesa para o almoço, que ia acontecer dali a uma hora, mais ou menos. Juntando o que eu tinha em casa (no caso, três pêssegos piscando pra mim da fruteira) aproveitei a receita que está aí abaixo. Mas como é quase impossível que alguém que queira fazer uma receita de modo urgente tenha todos os ingredientes à disposição, acabei tendo que improvisar. A receita original está na foto, e se você quiser saber como é, me escreve que eu mando. O que vai conhecer aqui é a minha adaptação, porque acabou ficando uma delícia.
Pêssegos assados com mel (*inspirados no Quando Kate Cozinha)
Pêssegos maduros cortados ao meio sem caroço
1 colher de sopa de mel
Amêndoas laminadas
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de manteiga
Enquanto os pêssegos assam numa assadeira no forno, por uns 20-30 minutos, caramele as amêndoas com o açúcar e a manteiga em fogo baixo em uma frigideira (ah, eu também achei uns pistaches sem casca, que coloquei junto na hora de caramelar). Mexa sempre até o açúcar dourar e tire do fogo para esfriar. Ponha na janela, fica bem charmoso. Quando esfriar, quebre esse caramelo da forma que achar mais conveniente (eu coloquei entre duas folhas de papel manteiga e bati com uma colher de pau).
Quando os pêssegos estiverem assados, retire do forno e jogue a farofa de amêndoas e pistache por cima. E sirva com uma colher de sorvete de creme ou do creme que também inventei na hora, porque queria algo mais ácido: bati creme de mesa com um pouco de açúcar, algumas gotas de limão e uma colher de iogurte natural. Ficou leve e fresco.
*pêssegos assados numa travessa cerâmica da Ekozinha: www.ekozinha.com.br
Adaptado e aprovado. Para ver como faço as nozes, amêndoas ou qualquer coisa caramelada, visite esse post: Gelado de Nozes.
Você também vai gostar de…
Cara Biba,
Até os pêssegos piscam pra você, receita indecente de boa, To indo comprar os ingredientes. Tiau, abs hl
Enviado via iPad
Lembro da salada deliciosa que comi na sua casa, e que também tinha pistaches. Já vi que o segredo é ter sempre uns pistaches por perto…
Bom dia Jô.
Eu adoro improvisar na cozinha, me sinto feliz qdo elas funcionam, e na maioria das vezes o resultado é muito bom. Sua receita parece ser deliciosa e simples de fazer, do jeito que eu gosto.
Beijos, e tenha uma ótima semana
[…] pois os desenhos que tinha pensado para ela não seriam mais possíveis. Mas fazer bobagens leva a adaptações: tive que improvisar. Olhei no meu próprio blog os desenhos que tinha feito em caixas e resolvi […]
[…] […]
[…] Pêssegos e a pressa […]