Além dos familiares e amigos que nos acompanham a Leros , nunca encontrei outro brasileiro por lá. Motivo pelo qual em pouco tempo falamos em português entre nós sem a menor preocupação com quem está em volta – supomos que ninguém nos entende e pronto.
Bobagens, piadas, comentários politicamente pouco corretos sobre os tipos impagáveis que se esparramam pelos guarda-sóis vizinhos acontecem inevitavelmente. O que esquecemos, às vezes, é que a miscigenação cultural na Europa é incrível. Os países europeus estão geograficamente muito próximos, mas mantêm língua e cultura próprias.
Assim, um sujeito pode ser filho de pai grego e mãe alemã, ter avós franceses, ser criado na Itália e passar as férias de verão na Espanha. Fala um pouco de tudo, o dito. A moça russa que te atende no restaurante na Grécia falando um grego sofrível, acontece de, veja só, acabar de ter voltado de uma temporada refugiada em Roma e entendeu todas as gracinhas que você falou para sua família italiana.
Portanto, deixo a dica: quando estiver viajando, mesmo quando achar que não há ser vivente na multidão que vá entender o que vai falar para seus companheiros, lembre: sempre pode ter alguém que tem uma avó portuguesa….
Imagens do We Heart It.
Você também pode gostar de …
Querida Jô tudo bem?Chegamos há poucos dias dos EE.UU., dos tratamentos oftalmológicos do Alessander, no Hospital Bascon Palmer Eye Institute-Miami e das conferências nos Congressos IIIS Conferences-Orlando, ganhamos 2 prêmios de Primeiro Lugar, pelas nossas pesquisas: Ambiente Estimulador para Pessoas com Deficiência e a outra sobre a Fala e a Linguagem de Pessoas com Síndrome de Down, Graças a Deus!Provavelmente ele será operado em Bauru-SP, devido problemas respiratórios.Que Deus abençoe você e sua família.Seus amigos Deisy e Alessander.
Em Paris, encontrei um taxista de Angola. Na Suíça, encontramos vários portugueses, inclusive um muito simpático – no superlativo absoluto – dono de um restaurante, com quem ficamos conversando por horas. Na Bélgica, encontramos diversas pessoas que trabalharam em São Paulo e entendiam tudo o que conversávamos. Enfim, sempre encontro alguém que fala português. Adorei essas imagens, são fantásticas! Bjs!
Adorei!!! Isto aconteceu comigo e a minha família, embora hoje a gente lembre e morra de rir, na hora foi uma tremenda saia justa, kkkkk
Bjs
Vania
Jo, vc disse tudo. Ja witnessed situacoes bem desagradaveis de pessoas que faziam comentarios rudes e foram pegas de flagrante.
[…] Nunca esqueça da avó portuguesa […]