Os figos na Grécia são tão espetaculares e deliciosos que merecem um post exclusivo. Ou quase, já que seu posto de sabor grego número 1 no meu coração é disputado de perto por um doce que tem um nome estranho e é simplesmente uma maravilha: a patzavourópita. Que eu aprendi a fazer!!
Comecemos com uma pequena aula de grego: patza quer dizer pano; voúro significa chão e pita, torta ou pão. Ou seja, Patzavourópita quer dizer Torta de pano de chão. Apetitoso, não?
Aprendemos a fazer essa delícia, Marina e eu, em uma confeitaria chamada Sweet Leros, na praia de Pandeli. O lugar é lindo e a vista que se tem de lá, mais ainda.
O doce é típico da região do Dodecaneso e leva os seguintes ingredientes:
Seu nome vem do processo de colocar as folhas de pasta filo imersas na massa bem líquida, como se estivéssemos molhando um pano. Os “panos” são colocados desajeitadamente na forma e depois, forno.
Saem essas maravilhas que ainda são regadas com um xarope feito com açúcar, água e casca de laranja.
Fica assim, irresistível.
De brinde, ainda aprendemos a fazer Loukumádes, um doce que parece o nosso sonho, mas, como direi… Melhor!!
A aula é dada por um casal muito simpático, Gewrgia e Loukas, e em inglês, se parakaló.
Mesmo que você não entenda nada de grego, visite a página do Sweet Leros, veja as fotos e fique ainda com mais vontade de conhecer esse lugar e esses sabores: Sweet Leros –Sweet Leros ~ Γλυκειά Λέρος
E os figos? Ficam para o próximo post!
Você também se deliciar com…
Pelo amor de Zeus, qual é a receita dessa”massa bem líquida”?
Ah, e se não for pedir demais, o tempo de forno e a receita da calda.
Que imagens lindas, lugares lindos, comida gostosa, Jô! Deu uma vontade enorme de estar lá e também aprender a fazer essas delícias.
Enquanto isso, vou aguardar os figos.
Bj,
Lylia
Quando eh que vc vai fazer essas delicias para nos, da turma do jazz???
Que loucura, me deu água na boca…e que imagens lindas!!! vou ver o site agora…bjs
Eu gosto muito! da ” arte amiga” os parabens por tudo que nos facen compartilhar e por isso es que tamben gostaria de manda algumas bijuterias que faco em ceramica
Estou com uma massa filo no freezer e vejo um coisa dessas…
Teremos doces gregos em breve, oba!
Jô, obrigada por participar no aniversário do Naco Zinha!
Bjs.
JO!!!sei la migliore publicita per Leros,le sue bellezze naturali,i sue prodotti e naturalmente i Leriotes!!!!!!
Que maravilha! Mas farinha de trigo em lata? Não temos isso aqui … Vou ter que ir lá comer!!!
Jô que post lindo!! Fotos maravilhosas e uma receita que nunca tinha visto. Adorei o nome haha! rEALMENTE FAZ SENTIDO :-p Bjs
Muito obrigada por compartilhar essa receita, tão original e de uma delicadeza! Parabéns pelo blog! Adoraria receber sua visita e opinião em meu blog. Abs, Maria Sônia.
super!!!Thank you very very much :)))
nao conhecia este doce. que interessante. Sou uma fa imensa de loukumádes. Trabalhei em um cafe grego ha muuuitos anos atras e a dona que era grega tinha entregas diarias de loukumades. a minha maior decepcao foi nas ultimas ferias na Grecia, na ilha de Sifnos, ter comprado uma para comer em casa e ao dar a primeira mordida elas estavam terriveis. Ai que tristeza.
[…] Figos e um bolo grego […]
[…] Figos e bolo grego […]
[…] Figos e um bolo grego […]