Para chegar ao Machu Pichu dormimos na pequena cidade de Ollantaytambo, para estarmos mais perto e não termos que acordar tão cedo (acordamos às 5:45h, não propriamente tarde, certo?). Pegamos o trem e em duas horas estávamos em Aguas Calientes, de onde se pega um ônibus para chegar ao Machu Pichu.
A viagem de trem é muito bonita, os picos nevados dos Andes te olhando lá de cima e um rio cheio de pedras do seu ladinho.
O Machu Pichu é um local mágico e de uma beleza incrível. Difícil descrever. Só vendo as fotos.
Dicas preciosas:
As passagens de trem e as entradas para o Machu Pichu devem ser compradas previamente, de preferência antes mesmo da viagem. O local é concorrido, minha gente!
O passeio não é auto-explicativo. Não existem placas mostrando o que cada coisa ou lugar significa. Ou seja, é importante fazer o tour com um guia. Esses entendem do riscado e ainda tiram fotos que é uma beleza!
Leve seu lanche, lá não tem nada comestível ou bebível. Um sanduichinho, uma garrafa de água, uma barra de cereais. Sente-se olhando aquela vista e sentindo aquela energia e… alimente-se!
Dê-se tempo para relaxar. Não queira ver tudo com pressa. O lugar é enorme, mas só estar ali já é o máximo! Deite na grama, numa pedra, encoste-se numa ruína e fique ali, assim, respirando. Só isso.
Informe-se bem sobre o tempo. Nós não fizemos isso e parecíamos cebolas carregando casacos indesejados embaixo de um sol inesperado.
Banheiro, só na bilheteria. Portanto, organize-se! Beber água só na medida da sede, nem um pingo a mais! Ficamos lá por 5 horas, dá para imaginar que queríamos muito voltar para a bilheteria…
Na saída, em uma mesa meio escondida perto da bilheteria, tem um carimbo self-service com o qual você mesmo carimba seu passaporte. Muito bonitinho!
Voltando para Cusco, não deixe de ir visitar a Casa Concha, um museu onde estão as peças cerâmicas que estavam no Machu Pichu quando o americano Hiram Bingham encontrou as ruínas. Lá você vai entender melhor a história, os costumes, ver a maquete do Machu Pichu e rever os lugares onde esteve passeando no dia anterior, ver com faziam cerveja e, ponto alto, ver os instrumentos de sopro mais incríveis que pode imaginar.
E as comidas peruanas? No próximo!
Você também vai gostar de…
Estou adorando viajar contigo! Sempre ouço dizer sobre a grandiosidade do lugar e quão impressionadas ficam as pessoas que tem a oportunidade de visitar… aguardando a próxima parte…
Jõ que delícia esta viagem que você esta nos proporcionando…
sei que nunca vou lá por causa da minha pressão arterial e você esta me levando e me dando a oportunidade de observar com detalhes tudo de lindo que tem no Peru.
Muito obrigada minha amiga estou realmente deslumbrada!
Bjs
Nem acredito que está falando desse lugar tão mágico!!!
Meu sonho sempre foi conhecer o Peru e principalmente Machu pichu. Coincidencia…. meu marido estava olhando os pacotes turisticos esse final de semana, más achamos muiiitooo salgado, uma pena.
Então vou continuar sonhando acompanhnado seu passeio.
Beijos
Alice
A foto com aquele ceu pedrento esta maravilhosa!!!!!!!!!Bjs..
Jô, espetacular a sua postagem. Nem dá para comentar. Deu uma bela reportagem. Até especial porque a sua ótica é bem mais dentro de nossa realidade. Sem exageros e bem direcionada a estética do lugar. Valeu!
Um beijo
Manoel – Blog do Óbvio
Adorei o post, as fotos, vocs, tudo.. Foi o melhor substituto para a viagem que sei, nunca farei. Muito obri. Mami.
Este lugar deve ser realmente mágico!!
Jô, lindas fotos! O coração chega a doer com tanta lindeza!
Como eu espero um dia fazer essa viagem, valorizei demais suas dicas 😉
Abraço!
Bom dia Jô.
Definitivamente você é uma excelente guia turística, eu adoro ler e ver suas postagens sobre suas viagens. Coincidentemente essa semana eu vi uma reportage sobre os Incas, e claro que Machu Pichu não ficou de fora. Incrível como eles tinha um conhecimento de engenharia naquela época. – os aquedutos, as fontes de água natural; um povo que adorava e respeitava a Natureza, e no entanto era um povo q fazia sacrifícios de crianças – definitivamente a história do ser humano é algo assustador mas também incrível.
Olá, parabéns suas fotos ficaram bacanas mesmo. Pretendo ir em breve a Machu Picchu, e ainda estou no planejamento. Você acha necessário mesmo um guia pra conhecer as ruínas. Por que escolheu ficar nessa cidade próxima a Machu Picchu. E não Aguas Calientes?
Abraço
Este ceu me deixou fascinada.
Jo, suas historias são incríveis, você descreve estes lugares maravilhosos com tanta nitidez que da a impressão de que estou viajando com você. Obrigada por levar-me a conhecer lugares tão fantásticos. Continue nos dando o prazer , que faz tanto bem a nossa alma. Obrigada.
[…] Uma viagem ao Peru Machu Pichu […]
[…] Peru – Machu Pichu […]
[…] Uma viagem ao Peru […]