Você é de poucos ou muitos amigos? Preza esse tipo de vínculo que fazemos com pessoas pela vida afora, com quem temos algum denominador comum, que são partes de nossa história, com assunto que não tem fim? Eu valorizo muito essas relações escolhidas que se beneficiam de contatos frequentes e de apoios recíprocos a qualquer hora.
Uma das últimas desculpas para encontrar minhas amigas de sempre foi um almoço com saladas. Combinam com uma refeição longa e preguiçosa num dia de verão, onde o que realmente importa é estar perto uma das outras, poder falar, querer ouvir, puxar aquela conversa do lembra-aquela-vez? e dar muita risada.
Salada Grazia
Ingredientes
Alface lisa (se encontrar alface e espinafre baby, melhor ainda). Também uso a americana.
Pistache sem casca e amêndoas fatiadas tostados com açúcar, quase caramelado.
Broto de feijão
Milho em conserva (bem macio, de preferência Bonduelle)
Molho: misture suco de limão siciliano, azeite de oliva, sal a gosto e algumas gotinhas de adoçante ou uma pitada de açúcar.Coloque o alface, o broto de feijão e, por cima, o milho. Na hora de servir, jogue o molho por cima da salada, misture e adicione o pistache e amêndoas no final.
Salada morna de pera assada – alface, bacon e nozes
* do Jamie Oliver, na revista Casa & Comida
Ingredientes
Alface americana ou frisée
Brotos variados
Agrião
3 peras sem casca nem sementes, cortadas em 4 pedaços
6 fatias de bacon defumado de boa qualidade
75 gramas de nozes-pecã
2 colh. sopa de xarope de boldo (opcional)
Molho de mostarda
1/2 colher de chá de grãos de mostarda
1/2 limão
azeite extravirgem
Coloque as peras em assadeira pequena e cubra-as com as faias de bacon. Asse por 10 minutos e coloque por cima o xarope de boldo. Adicione as nozes e sacuda bem a assadeira para envolver tudo com o xarope. Leve de volta ao forno por mais 15-20 minutos, até que as peras estejam macias e doces, as nozes levemente tostadas e caramelizadas e o bacon, crocante.
Coloque a mistura sobre as folhas, ainda morna, na hora de servir.
Alguns detalhes íntimos: como eu não tinha encontrado a revista, fiz da minha cabeça, de acordo com o que tinha reparado quando comi essa salada na casa de minha mãe. Inevitavelmente, inventei bastante: coloquei todos os ingredientes (pera, bacon e nozes – que nem era pecã) juntos na travessa e forno com a turma toda. Nem cogitei no xarope de boldo, só reguei com um pouco de azeite. E só usei alface americana. E coloquei o mesmo molho da Salada Grazia. Acho que fiz outra salada, mas ficou louca de boa.
*assei peras, bacon e nozes em uma travessa da Ekozinha.
Salada Caprese
Fatias grossas de tomate. Sobre as fatias, coloque uma fatia de mozzarella de búfala (procure uma de boa qualidade, aqui em Curitiba recomendo a Buffalina, que encontro na Bon Vivant no Mercado Municipal).
Regue com azeite de oliva, coloque sal a gosto e decore com folhas de manjericão fresco. Um pão italiano combina bem.
Você também pode gostar de…
Coisa boa, Jô, ter amigas assim, que duram por uma vida, com quem trocamos a carga de ombro,facilitando a jornada! E quão maravilhoso é ter pessoas com quem multiplicamos alegrias!
Amei as receitas das salada…
Beijos,
Luiza Mallmann
Adoro um almoço com as amigas! Eu participava de um uma vez por mês, com duas amigas, mas agora uma delas mudou de Estado. Os encontros vão ser mais raros, mas nos falamos todos os dias pela internet. Bjs.
Jô querida, adorei as receitas, vou tentar…confissão: bateu um ciuminho….queria ter o privilégio de ser desse grupo. hehehe bjos Neice
Adorei as saladas, especialmente a de peras. Vou anotar pois gosto muito de saladas diferentes.
Eu tenho aquelas amigas com quem convivo com muita frequência e algumas que vejo esporadicamente.
Sempre que possível nos reunimos para conversar e invariavelmente damos muitas e boas risadas. Semana que vem tem reunião, se não for adiada novamente. Somos 8 desse grupo e nem todas moram ou trabalham aqui. Daí até casar as agendas…
bjs
UUUUPPPAAA!
Abraço bem vermelho,cheio de amor p/ vc, minha amiga azul.Bjs.
Eu adorooo! Poucas amigas , mas de muita qualidade !! Toda semana nos encontramos . Conversas durante caminhadas no parque , colocar os assuntos em dia contar nossas vidas como se elas “morassem “junto comigo sob o mesmo teto. As estórias são tantas e o tempo vai passando , quando percebemos já está na hora de voltar para casa. “Ah , estava tão bom!”
Quase todas minhas amigas do peito moram muito longe e são avessas ao computador.Nem telefone ajuda muito porque ouvidos estão deixando a desejar… Agra-
deço a Deus ter me dado uma família tão bacana como a minha !!!
Jô, acredita que eu tinha esquecido dessas saladas.? serão revividas a partir de segunda feira. bjos.!
Essa sou eu! Que gracinha de post!
Ando saudosista e tenho reencontrado, ainda que virtualmente, muitas amigas de tempos idos… Mas em breve, terei um reencontro pessoal com amigas de colégio. A-d-o-r-o!
Sugestões ótimas e a cerâmica idem.
Bjs.
essa salada é muuuito boa!!! vou tentar fazer bj
Bons momentos são sempre inesquecíveis e aqueles com as melhores amigas, são muito especiais.
A dica das saladas foi ótima. Um bom motivo para um encontro…
Adorei.
Bjs
Vania
Oi, Jô,
Estou vindo lá do Casa de Retalhos e gostei muito daqui, o seu trabalho é maravilhoso! A salada também – tenho certeza – é uma delícia!
Beijo e boa semana!
Jô felizes aquelas que tem como amiga alguém sensível e atenta como você. Bj
Neste final de semana fiz a salada morna de pêra assada. Fiquei um pouco preocupada pois usa bacon e aqui em casa são todos um pouco “natureba”. Comprei um puríssimo maple syrup, pecã e fiz tudo nos detalhes. Uau!! Se é para comer bacon, que seja nesta salada! Achei que iam deixar o bacon de lado, como sempre fazem, mas que nada! Não sobrou nem um farelinho, nem de alface nem de bacon! Maravilhosa! Beijos.
[…] Deixe sua moral guiá-lo. Tenha uma boa noite de sono. Leia livros. Compre flores para si mesmo. Dê um jeito de manter contato com os amigos. Tenha uma agenda de compromissos realista. Não se compare aos outros. Viva o momento. Não seja […]
[…] Amigas […]
[…] Amigas […]
[…] Amigas […]
[…] olha em volta e percebe que não precisa, que estar ali já está louco de bom, que aquelas pessoas, amigas de toda a vida que vieram com você são o real motivo daquele deslocamento. E Nova Iorque vira coadjuvante de […]
[…] blog acabou virando desculpa para muitos encontros entre amigas. E encontro sempre é desculpa para comer (não sem um pouco de culpa, mas fazer o quê?). E […]