Eu e a torcida do Flamengo tínhamos uma saída de praia. Além de ter 1000 iguais por aí, a minha já estava batidinha e rodada. Aí apareceu na minha vida um maiô lindo, marrom e azul, que precisava de algo que combinasse com ele…
Resolvi então fazer tie dye, técnica milenar oriunda do povo hippie e que está vivendo um ressurgimento em nossos dias. Achei que ia ser simples, olhar um passo-a-passo na internet e pronto… Antes fosse. Fazer tie dye é mais ou menos o mesmo que pesquisar receita de quiche no Google: tem milhares de jeitos de fazer. Aí você tem duas opções: ou escolhe uma das técnicas ou faz um mix delas. Adivinhe o que eu fiz? Mix de técnicas, bingo.
Vou tentar explicar o que agora virou a técnica Jô Bibas de fazer Tie Dye, já que ficou do jeito que eu queria.
1. molhe a peça que quer tingir. Torça bem para que fique úmida.
2. amarre, com barbante ou elástico. Principiante que sou, fiz uns círculos espalhados pelo vestidinho. Faça amarrações bem firmes, é a parte do tingimento que deve ficar com a cor original da peça.
3. tenha uma panela grande com água fervente suficiente para cobrir a peça a ser tingida. Em outro recipiente, dissolva o conteúdo de um tubo de tinta Guarany ou Tupy na cor escolhida em 1 litro de água fervente. Misture na panela onde vai mergulhar a peça.
4. mergulhe a peça na água fervente colorida e mexa com uma colher de pau por até 30 minutos, variando esse tempo para menos de acordo com a intensidade que deseja da cor escolhida.
5. tire a peça da água colorida e enxágue um pouco em água fria. Coloque em um balde com água suficiente para cobrir a peça, seguindo essa proporção para fixar a cor: para cada litro de água, 1 colher de sopa de amaciante, 1 colher de sopa de sal grosso e 1 colher de sopa de vinagre de álcool. Deixe lá uns 10 minutos, retire e enxágue bem até não sair mais cor. Desate os nós e pronto.
6. Como eu queria mais uma cor, mandei tinta para tecido Acrilex com pincel nas partes brancas que eu queria colorir.
Saí fazendo outras experiências: duas toalhas de mesa. Mas nessas, a segunda cor veio de tingimentos suplementares. Depois do primeiro tingimento, tirei alguns elásticos de cada círculo e tingi em mais uma cor.
Nas fotos se vê um desenho com quadrinhos coloridos que fiz testando aquarela.. Está lá, me lembrando que a gente pode sempre aprender algo novo. Esse tie dye é a prova disso.
E já que estamos falando de tingimentos e a Páscoa se aproxima, fica a dica:
Você também pode gostar de…
Oi,Jô! Parece até mágica,hein? (Rs…) Essa técnica é realmente muito legal e traz vida nova, cores e desenhos fantásticos aos tecidos! E eu amei a combinação das cores azul e marrom…Ficou tudo lindinho demais!!!!!
Parabéns, querida Jô, você como sempre uma artista das cores! E obrigada por compartilhar estas belezas conosco!
Um final de semana lindo e colorido pra vocês!!!!
Beijo aqui da carioca!!!!
Teresa
Ai Jo, como vc eh chique! Maio combinando com a saida de praia!! Ficou lindo!! Mas me conte uma coisa, quando lavar, nao vai sair a tinta, tanto a marrom como a azul??Nao vai desbotar??Bjs..
Oooooi! Ah, tie dye é sempre lindo, não é? Essa semana estive em Cabo Verde e vi muitos… Estes que mostras, estão lindos! Abs.
AMEI!!! tb quero fazer com a minha… Ficou lindo!!
Jô, ficou dez!! Linda ! Bjs
Melhor encomendar … Depois da primeira pode parecer fácil … Mas valeu Jo, vc sempre postando coisas interessantes . Essa menina !
Muito lindo! É tão bom quando conseguimos criar e transformar… Realização!
Parabéns pelo sucesso com a tentativa e pelo bom gosto.
Eu gostei muitíssimo do resultado final e com a ideia de colocar o azul no final, ficou bom de verdade.
Bjim
Você anda muito produtiva ultimamente Jô, e está definitivamente certa – a gente sempre tem a chance de aprender algo novo, e só querer e começar.
Sua experiência com a técnica tie dye ficou increvelmente bela, me deu até vontade de experimentar.
ps.: vou enviar uma email pra você.
[…] Nós e cores – Tie Dye […]
[…] em madeira e em panos de prato, presentes para o Dia das Mães que estava perto e uma camiseta em tie dye. Fomos visitar o Atelier Artemista, um lugar cheio de artesanatos. Fizemos cartões personalizados […]
[…] em tecido também aconteceu. Ficou faltando só o tye die, promessa para a próxima […]
[…] último verão me aventurei nos tingimentos: dá pra criar muita coisa em camisetas, toalhas de mesa, cortinas. Um tapa no visual e um presente […]
[…] tie dye. Adorei essa brincadeira, me deu vontade de sair tingindo tudo. Essa foi uma toalha para a mesa da […]
Parabéns, Jô!! Você é muito talentosa!!! Quando eu era garota, costumava fazer tie dye nas blusas que minha mãe fazia pra mim e nas camisetas Hering branquinhas que ganhavam vida com as tintas!!! Que saudade!!! Minhas filhas viram seu trabalho comigo e provavelmente iremos costomizar umas camisetas por aqui. Voltar, com muito prazer, aos velhos tempos!!! Obrigada pela idéia!! Beijos!!!
Claudia Aquino
[…] Nós e cores – Tie Dye […]
[…] Nós e cores – Tie Dye […]
[…] Tie dye […]
[…] Nós e cores – Tie Dye […]
onde encontro todas as cores de tinta para tingir roupas? Moro em Campo Grande – MS