Vamos fazer uma rápida pesquisa. Você tanto pode responder nos comentários do blog, quanto aí, dentro da sua cabeça mesmo. O importante é você pensar sobre o assunto.
1. Você usa sacolas retornáveis quando faz compras em supermercados?
( ) sim
( ) não
2. Se você respondeu não à primeira pergunta, poderia, por gentileza, me dizer porque?
( ) esqueço.
( ) uso as sacolas de plástico para fazer lixo em casa.
( ) não acho importante.
( ) o supermercado quer economizar às minhas custas.
Então tá. Vamos conversar.
Se você respondeu que não usa as sacolas retornáveis porque esquece, tenho algumas dicas nesse post para que isso não aconteça. E aqui tem algumas ideias para estimular sua memória ambiental.
Se você alegou que usa as sacolas plásticas do supermercado como lixo, visite o blog deverdecasa que dá boas dicas para você rever esse conceito.
Agora, se você escolheu uma das outras duas alternativas, arrisco dizer que está na hora de se informar, sabendo o seguinte:
a) que todos nós somos responsáveis pelo planeta que estamos deixando para as próximas gerações.
b) que aquele blá-blá-blá tão batido sobre o plástico que leva centenas de anos para se desfazer no ambiente, sobre os bueiros que entopem com sacolas plásticas que passeiam por aí produzindo enchentes, sobre as tartarugas da Bahia e as focas da Groenlândia que morrem sufocadas pelo plástico perdido pelo mar, não é blá-blá-blá, é tudo verdade.
c) usar sacolas retornáveis é um ato simples, que denota civilidade, educação ambiental, altruísmo. Agora, pergunto mais uma vez “você usa sacolas retornáveis quando faz compras em supermercado?”
Imagem inicial: www.weheartit.com
Você também pode gostar de…
sempre esqueço de levar, mas mesmo assim, quando chego no caixa, a voz da mamãe aparece no meu ouvido: SACOLA DE PLÁSTICO NÃO! então saio do supermercado equilibrando 15 itens nas mãos… um dia eu aprendo.
Olá Jô, adoro te visitar sempre, e esse post tá lindo. Será que posso colocar e te indicar lá no meu blog? Bjos
Oi Jô, aqui em Jundiaí ficamos 1 ano sem as sacolinhas de supermercado. Todos se habituaram rapidamente e levavam as sacolas retornáveis. Era até bonito de ver. Quando a lei se estendeu ao resto do estado de SP, o povo começou a reclamar, questionando que os supermercados não repassariam a redução de custos para o consumidor e blá blá blá, o que resultou no retorno das sacolinhas e todos voltaram aos velhos e maus hábitos, aposentando as lindas sacolas retornáveis.
Só que agora as sacolinhas são tão finas que nem servem direito para o propósito de colocar lixo (alegação geral de quem não concordava com o sumiço das sacolas plásticas).
Quanto a sua pergunta, eu acho bem mais práticas as sacolas retornáveis pois cabe mais coisas nelas e não arrebentam com o peso. Costumo levá-las no porta malas, mas confesso que algumas vezes me esqueço delas pois sei que terei onde transportar as compras. Tem alguns supermercados aqui na cidade que dão um cupom para concorrer a prêmios quando a gente leva a sacola de casa.
bjs
Jô querida, respondendo a sua pergunta: sim, eu utilizo sacolas retornáveis! Aliás, com o maior prazer do mundo, já que devemos colaborar com o que está ao nosso alcance, sobre cuidar bem do nosso meio. Penso assim, pois mesmo sem querer, já degradamos e deixamos rastros em nosso planeta, um exemplo disso é quando temos que utilizar nossos meios de transporte para nos locomovermos, na mioria dos casos, este uso é inevitável e a colaboração da nossa parte, está fora do nosso alcance.
O que tenho mais dificuldade em digerir, são as pessoas optarem em responder a ultima opção: “o supermercado quer economizar às minhas custas “. Hellowwwww! A economia é geral, quando economizamos sacolas, é uma econimia para a vida! Beijos.
Oi Jô! uso à bastante tempo as sacolas retornáveis, estão sempre no meu carro…além de práticas e bonitas (sempre trago + uma de viagem…rsrss), acho elas felizes! fazem nos lembrar de organização e consciencia…aqui em Blumenau é bastante comum ver as pessoas usando! acho que falar ajuda, mas o exemplo detona! beijos e bom fim de semana!
minha querida Jô, uso sacolas retornáveis, aliás tenho muitas!
tenho de todas as cores e tamanhos. Virou mania!
elas são baratas e então compro quando me agradam.
estão sempre à mão na lavanderia, não esqueço mais porque são práticas demais.
me acostumei rapidinho com elas, e quando informaram que as sacolas de plástico biodegradável seriam distribuidas nos caixas (aqui na cidade é assim) eu não mudei meus hábitos.
adoro entrar no mercado com minhas sacolas debaixo do braço, sinto-me civilizada rsrsrsrs!
adorei sua postagem, como sempre, impecável.
quanto à Itália…meu Deus, estive tão pouco, mas voltei perdidamente apaixonada por ela.
já postei algumas fotos lá no samambaia. Vai dar algumas postagens porque quero contar TUDO!
beijos querida, até!
Eu SEMPRE uso sacolas retornáveis. Tenho milhares no porta malas do carro, bagunça o porta malas, mas… ADORO!!! Adoro porque é infinitamente melhor carregar as compras, principalmente as Cocas Colas do marido. Amo porque tenho uma mais linda que a outra. Amo quando o ajudante do caixa fica me olhando com aquela cara tipo: Ichi!!! A dona vai demorar um monte para empacotar!!!! E quando ele pisca estou eu esperando a moça do caixa para pegar as mercadorias. E quando esqueço??? Tem muitas caixas de papelão no final do caixa, assim as uso. Porque tem algo mais infernal que tentar abrir aquelas sacolinhas plásticas e quando você coloca as compras ela arrebenta????
[…] « Sacolas retornáveis – Por que? Por que? […]
Jô, tenho lido seus textos, por email. Me falta tempo para correr em todos os blogs dos amigos. Começando a semana com o seu 🙂
Sobre as sacolas retornáveis…
Eu tenho duas. Mas como moro em apartamento se faz necessário ter as sacolas plásticas para colocar o lixo na lixeira do prédio.
Como conto aqui:
http://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2012/05/29/saem-as-sacolas-plasticas-e-voltam-os-sacos-plasticos-para-o-lixo-caseiro/
Essa dica do “saco de jornal” também não me serve. Pois com certeza com o lixo orgânico irá rasgar, como também molhado não tem como chegar com o lixo até a lixeira do prédio. O lixo irá cair pelo chão.
Com a internet, nem jornal eu compro mais.
Para quem mora em casa é muito mais fácil não usar as sacolas plásticas. Por ir jogando o lixo no vasilhame, e dele para o caminhão.
Mas como eu disse no meu texto, eu diminui bastante o meu lixo.
Um lindo início de semana!
Beijos,
Vou te dec epcionar como freguesa mas te orgulharás de ter uma mãe conciente, pelo menos ecológicamente: como diz minha sábia secretária, quem poupa, tem; uso até hoje aquelas sacolas de fibra plástica com que fazia feira , logo que casei, portanto, mais de meio século atrás!!!! Gostou????
[…] é unanimidade, que não entra na cachola de tanta gente e que portanto, virou um leve sermão. O Sacolas retornáveis- Por que? Por que? Sacolas Retornáveis – Por que? Por que? 8. a receita mais testada: não sei. Sei que as […]
[…] Sacolas – Por que não? […]
[…] e carregadas na bolsa. Me salvam da situação que acontecia com frequência: como sou totalmente contra o uso de sacolas de plástico e sempre esquecia as de pano em casa ou no carro, acabava saindo de padarias equilibrando pilhas de […]
[…] Sacolas retornáveis – Por que? […]
[…] Sacolas. Por que não? […]
[…] Sacolas – Por que não? […]