Como já comentei um dia desses, resisto a mudanças. Quando volto em um restaurante, tendo a pedir sempre a mesma comida. Na Grécia não poderia ser diferente: adoro sempre as mesmas coisas. Mas, recomendo: está com fome? Então deixa esse post para depois, porque vai ser uma judiação…
A dupla campeã dos almoços: lula e salada grega. Para variar, uma salada só de tomates, mas sempre com o queijo feta.
Os figos, esse ano, simplesmente colaboraram. No jardim da casa tem uma figueira, onde todas as manhãs colhíamos as frutas para o café. Não é o máximo? São doces, pesados, deliciosos.
Uma fruta que tem tudo a ver com a Grécia, porque se encontra bastante, tem árvores dela por toda parte e está muito presente no artesanato grego por trazer sorte: romã.
Jantar em família na casa ao lado. Uma mesa linda, antipastos greco-italianos, bruschette e tzatziki (receitas no final) e uma caipirinha brasileira para coroar.
Os preferidos na praia: suvláki, um espetinho de carne de porco ou frango, dentro de um pão pita com tzatziki, tomate, cebola crua e… batata frita. Essa eu pulo. E salada de frutas com o esplêndido iogurte grego e mel.
Nessa página, um resumo completo sobre esse lugar lindo: Grécia.
Tzatziki
Ingredientes:
1 xícara de iogurte denso
1 pepino médio
2 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de óleo de oliva
Sal, pimenta preta e vinagre a gosto
Ralar grosseiramente o pepino sem casca e colocar um pouco de sal. Deixar em uma peneira, com peso em cima, para sair a água que o pepino gera. Adicione os outros ingredientes e misture. Sirva com torradas ou pão sírio torradinho.
Bruschette
Corte tomates sem pele e sem sementes em cubinhos pequenos. Coloque numa tigela e tempere com azeite de oliva, sal, pimenta preta moída na hora, alho em lâminas e folhas de manjericão ao final.
Torre fatias de pão italiano em forna até ficarem firmes e douradas. Servir as fatias com uma porção do tomate por cima.
Você também pode gostar de…
Oi,Jô!
Você tinha razão mesmo…Este post é uma judiação… (Rs…) E olha que já até comi o meu lanche noturno de hoje…(Rs…) Simplesmente irresistível! E as imagens estão lindas e tão inspiradoras, que parece até que estivemos por lá,passeando contigo por essas terras de tantas belezas e estórias…Amei! E e os figos então? Adoooro!!!
Beijos cariocas e uma semana maravilhosa pra vocês!
Teresa
Bom dia Jô,
um post no super capricho e delicioso.
Adorei a mesa posta e as famosas pedras pintadas.
Tai, uma fruta que curto bastante: figo: Adoro!
Você tá me dando vontade em conhecer esse pedaço de mundo.
bjão e um excelente dia.
Mari
Nem estava com fome, mas foi uma judiação de qualquer jeito.
Jô que sonho!! Post lindo e apetitoso, amei 🙂
Amo figo bem doce e geladinho. me lembra ferias no sul da espanha em que compravamos figos – vc pegava na arvore, colocavamos na geladeira e comiamos depoi do almoço. doce para adoçar a vida e gelado para aplacar o calor.
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] experiência gastronômica é parecida com o que encontramos na Grécia. Coisas similares com nomes diferentes, já que a rivalidade ali lembra a nossa com a Argentina. […]
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] Minha gastronomia grega […]
[…] Não sabe mais como vai viver sem lula à dorée. […]