Essa receita já começa com um problema de saída: requeijão é a mesma coisa no Brasil inteiro? Ou uma parte desse país tão grande chama de ricota, outra chama de queijinho, outra apelidou de queijo branco? Boa sorte aos que tentarem fazer essa torta, então. Aqui a gente fala que é requeijão, mas acaba comprando ricota. Vá entender. O resumo é que essa torta, seja lá do que for, é uma delícia, mais uma especialidade da minha mãe e que recomendo com estrelinhas.
E ela veio a calhar para o já clássico exibicionismo dos pratos lindos que compro. Esse é da Anthropologie e dispensa adjetivos. É simplesmente lindo.
Torta de Requeijão
Massa/ Ingredientes:
100 gr. manteiga
100 gr. açúcar
1 gema e 1 ovo inteiro
1 pitada de sal/ 1 pitada de açúcar de baunilha
150 gr trigo
1 colher de chá de fermento Royal
Raspas de casca de limão
Bater com batedeira a manteiga, adicionar o açucar, ovos, sal e e baunilha. Adicionar o trigo e o fermento peneirados e a casca de limão. Forrar uma forma de abrir untada, subindo um pouco pelas laterais.
Recheio/ Ingredientes:
Fazer um pudim: em 1 xícara de leite fervendo, adicionar uma xícara de leite frio misturado com 1 colher de sopa de maizena e 2 colheres de sopa de pó para pudim. Mexer até engrossar um pouco. Deixar amornar. 1 pacote de ricota fresca peneirada 2 gema suco de 1 e 1/2 limão 3/4 xícara de açúcar 1 pitada sal Passas hidratadas em água morna. Misturar todos os ingredientes do recheio e colocar na forma, sobre a massa. Assar por 45-50 minutos.
Você também pode gostar de…
Oi, Jô!
Torta de requeijão é tudo de bom mesmo. Há uma diferença entre o requeijão que nós conhecemos e que os alemães e poloneses e afins usavam nos quitutes e da popular ricota. Foi meu saudoso pai quem me ensinou. Ricota é feita a partir do soro do queijo; requeijão a partir do soro do leite (por isso é mais azedinho). A ricota da Lapinha é deliciosa e o sabor é muito parecido com o do requeijão. Experimente fazer essa torta com essa ricota. Há também o requeijão caipira, lá de Minas, que é uma espécie de queijo, bem macio e simplesmente divino. Beijos!
Olá, essa torta é simplesmente deliciosa e o prato divino!
Li o comentário da Ana e acredito que aqui no Paraná, teremos que usar ricota, mas tenho um requeijão caipira, desse de Minas que ganhei e está congelado, creio que poderei usá-lo!
Um abraço!!
Minha querida! a torta deve ser divina, mas o que é este prato? a cor? lindo demais…acho que preciso ir para NY…amo esta loja! beijos e feliz dia das mães.
A Ana tem toda razão sobre a ricota. Falta a ela aquele azedinho tão necessário. É por isso que na massa peneirada da ricota coloco o suco de 1 a 2 limões e compenso com um pouco mais de açucar e 2 pitadas de sal. Ah, e são 2 gemas. Metida eu, hein…..bjos.
1. Misture o iogurte com a ricota. Cubra uma peneira com filtros de papel (tipo filtros de café), coloque a mistura sobre a peneira com os filtros, coloque sobre uma tigela funda e cubra com papel filme. Leve a geladeira e deixe descansar para que todo o soro escorra.
[…] Torta de requeijão em prato lindo […]
Gostaria de saber quantos gramas de ricota correspondem a um pacote, cerca de 250 g?
[…] Torta de requeijão […]
[…] Torta de requeijão em prato lindo […]
[…] Torta de requeijão […]
[…] Torta de requeijão […]
[…] Torta de requeijão em prato lindo […]