Blogs têm poder. A prova disso é vínculo que hoje temos com Juliette, uma brasileira que mora na Holanda e apaixonada por livros.
A história é uma delícia: Juliette, que acredita com toda a força da alma que o hábito da leitura pode transformar cabeças e vidas e que este hábito, quando adquirido na infância, faz toda a diferença na vida de uma pessoa, mora em uma pequena e linda cidade da Holanda chamada Zundert (cidade onde nasceu Vincent Van Gogh) e trabalha na Biblioteca Central de Breda, cidade com 170 mil habitantes e com 10 bibliotecas públicas. Livros novos chegam todas as semanas para serem inseridos no acervo das 10 bibliotecas e os antigos (em perfeito estado de conservação) são colocados à venda na própria biblioteca por um preço simbólico. “A primeira vez que vi um carrinho abarrotado de livros infantis que iam para venda, fiquei encantada e comentei que queria ter uma varinha de condão para traduzir todos para o português e mandar para o Brasil para bibliotecas comunitárias” escreveu ela.
Aí ela resolveu fazer mágica sem varinha de condão, mesmo. Conseguiu uns 100 livros, depois de contar aos encarregados o quanto crianças brasileiras seriam beneficiadas com essas lindas publicações. Selecionou os que não tinham texto e os que tinham pequenos trechos de escrita… traduziu, imprimiu e colou nos títulos e páginas: livros holandeses transformados em livros que crianças brasileiras poderão aproveitar!
Agora os livros estão chegando e o Sítio Vanessa e a Freguesia do Livro estão todos contentes. Deixo aqui a ideia. Todos podemos fazer pequenas mágicas.
Obrigada, Juliette.
Você também vai gostar de…
Aí está o tipo de ilustração que gosto tanto!!
E os miúdos nem se fala…
É um tipo de ilustração que dá para sonhar!!
Eu esqueci de contar a Juliette que o Juliano e eu somos completamente apaixonados pela vida e pela obra do Van Gogh, e que acreditamos plenamente que o espírito dele proporcionou todo esse encontro. =)
Tomara que mais pessoas que tenham acesso à livros estrangeiros se encantem com a atitude da Juliette e também façam muitos livrinhos chegarem às bibliotecas comunitárias desse mundão.
Jô, que história mais fantástica!
Isso enche o coração de esperança e beleza.
Parabéns e que essa sementinha germine.
Beijo
Lucia
Que iniciativa incrível!!!! Imagino o trabalho que deu recortar tudo e colar sobre os textos originais de 100 livros… maravilhoso!
Oi Jô compartilhei no meu Blog Instituto Pedro Cozzi http://institutopedrocozzi.blogspot.com/2012/03/livros-e-magica.html
Adorei como sempre uma delícia de texto e principalmente de atitude.
Jô, que história bonita! Parece conto de fadas mesmo.
De duas, a JÔ e a Juliette. Deve dar às duas uma sensação maravilhosa de dever cumprido. Parabéns. Mami.
Existem pessoas cujos corações não devem caber em seus corpos. De verdade, vocês são lindas!
Vou compartilhar a história no meu face e ver se consigo inspirar mais pessoas generosas.
Beijos,
Lu
Oi,Jô!
Que lindo !!!!! A Juliette é mesmo uma fada encantadora, que transforma livros em preciosas pontes, para novos sonhos… Ah, como seria bom que mais pessoas tivessem estas idéias “mágicas” no mundo!
E os livros “encantados” lá da Holanda parecem ser tão lindos!!!! É como a Christa disse…Parece coisa de “contos de fada” mesmo! Que este maravilhoso,doce e criativo espírito de solidariedade possa contaminar cada vez mais o nosso belo planetinha azul…
Beijo e uma ótima semana pra vocês!
Teresa
Que lindos! Às vezes esqueço que não sou só eu apaixonada por livros:)
Bjs.
Jô, que linda história.. Toda vez que leio teu blog me emociono… Parabéns para você e para Juliette. Adoro o Van Gogh.. Inspirador. Bjus
PUXA VIDA, IRMÃ! SEUS TALENTOS ESTAVAM ADORMECIDOS AQUÍ NO BRASIL, HEIM? ESTOU MUITO ORGULHOSA DE VOCÊ, VIU? QUE LINDA INICIATIVA E CRIATIVIDADE!!! FANTÁSTICOOO!!! PARABÉNS !!!
E ISSO, JULIETTE, PORQUE NINGUÉM SABE QUE VOCÊ DEU VIDA À UMA CANETA, HEIM? QUE TAL PUBLICAR A ESTORINHA DA CANETA EM AMBOS IDIOMAS , PORTUGUÊS E HOLANDÊS? O CONTO É, SIMPLESMENTE, MARAVILHOSO! AO ESCREVÊ-LO JÁ SINTETIZAVA O PRENÚNCIO DE UM GRANDE TALENTO MESMOOO!!! FICA AÍ A IDÉIA,OK? BJS.!
Juliette, parabéns! É assim que se transforma um sonho em realidade!
Obrigado à todos pelo carinho e incentivo. Faco porque acredito mesmo em um mundo melhor, com pessoas melhores atraves da leitura. Eu sempre digo: LER TE FAZ FORTE…entao vamos fazer nossos brasileirinhos FORTES.
bj
Jô, AMEI a iniciativa, vou divulgar no blog da Trio e no meu blog pessoal.
também quero me cadastrar para participar da Freguesia do Livro.
abs e parabéns!!!
[…] ao invés de ficarem reclusos em prateleiras. O melhor exemplo disso é a mágica que Juliette faz, transformando livros infantis holandeses em livros que crianças brasileiras podem ler, felizes e […]
[…] Livros e mágica […]
[…] Livros e mágica […]
[…] Livros e mágica […]