Para quem não sabe, minha filha está fazendo um longo curso em Nova Iorque. Dito isso, é natural imaginar que a distância gera muita saudade, no nosso caso semi-solucionada por frequentes conversas no skype.
Já para minha mãe, avó da Marina e sempre muito presente na vida da neta, a saudade é mais complicada. Mesmo sendo uma mulher que não se rendeu à evolução avassaladora da tecnologia – opera e-mails com agilidade, edita fotos no computador, grava filmes na Tv a cabo – skype e facebook são o seu limite. Para esses dois, não tem jeito, faz bico e birra. Assim, falar com Marina só através do velho e combalido telefone. Confeiteiras de primeira, trocas de receitas são frequentes entre avó e neta que têm os doces em comum. Dia desses, Marina queria notícias sobre um Apffelstrudel, já que passaria o dia colhendo maçãs em um… (como se chama uma reunião de macieiras? – não vou entrar no Google, exercitemos nossos neurônios).
Longa introdução para chegar ao ponto: ambos, avô e avó, ao começar a conversa internacional com a neta longínqua, não quiseram saber dos encantos de Nova Iorque, dos doces que aprendeu, se já tinha caído neve; apenas fizeram a mesma pergunta: “Marina, você tá feliz?” Ela achou uma graça e me contou. E eu fiquei pensando nisso, o quanto estar feliz é algo instável, condição flutuante que, dependendo da frequência em que acontece em uma situação, um dia, um ano, te dá a medida da tal felicidade. Você está feliz lendo esse texto? Esteve feliz enquanto cozinhava o almoço, buscava os filhos na escola, esperava o ônibus, conversava com um amigo? Ou a alegria tomou conta de você quando sentiu aquele perfume de framboesa que lembrou da sua bisavó, ou quando pensou que sua filha está construindo o futuro dela, quando lembrou do seu filho, ainda pequeno, olhando preocupado para um besouro esmagado e dizendo “quem matô-lo?”. Pequenos tijolos de felicidade que a gente vai empilhando vida afora.
Alcançar a felicidade é algo tão subjetivo quanto utópico e fugidio, estava aqui e agora não está mais. Fazer o possível para estar feliz por mais vezes em um dia, já é um bom começo. Para isso, a gente precisa se fazer essa pergunta de vez em quando, assim de supetão, pegando a si mesmo desprevenido: “Peraí, você tá feliz agora?”. As respostas vão te dar uma ideia do nível de satisfação do cliente, que no caso é você mesmo.
O passo seguinte é bem Pão de Açucar: o que faz você feliz? Vai atrás. A vida é muito curta para ficar deixando para depois. O depois vem tão rápido que… Viu, já passou!
Assim, desejo a todos um Feliz Natal.
E aqui uma receita que Marina aprendeu com sua avó. Clique para ver como se faz. Saudades, filha.
Imagens (com exceção à do Papo de Anjo) colhidas no We Heart It.
Você também vai gostar de…
Fazer o que gosta – todos os dias
Jô, até na infelicidade, estar “meio” feliz ajuda muito. Tenho um amigo muito simpático que quando encontra a gente não faz o cumprimento convencional. Ele pergunta: “Você está feliz?”
Tão rápido que nem dá tempo para pensar, e se alguém está com algo “atravessado”, tem vontade de dar um abraço no cara e começar a chorar.
Ele desinstala mesmo!
Jô, um santo e maravilhoso natal para você e todos os seus. Deus os abençoe muito.
Seja feliz.
Manoel.
http://blogdoobvio.blogspot.com
Estar feliz é se pegar sorrindo assim, por nada, sem motivo nenhum. Ou cantarolando nas escadas. Vó é quem sabe das coisas: estar feliz é o mais importante. Bjs, Jô, e feliz natal!
p.s. coletivo de maçãs é pomar?
Ai, que lindo! Até chorei!
Bom, eu acho que estou sempre feliz, mas reparei isso mesmo hoje quando, doente na aula, me falaram que quando eu não estou bem tudo fica quieto e chato. Acho que felicidade contagia!
Muita saudade, da minha mãe, dos meus avós, do natal em casa, de tudo…
PS: a única coisa que não me deixa feliz é saber que estou descongelando a penultima canja!!
Isto é uma coisa que sempre falo.Um velhinho uma vez subindo junto comigo no elevador me questionou sobre “o que é a felicidade, onde procurar, a tão sonhada, felicidade”,então respondi a ele: o senhor não deve procurá-la, a vida é feita de momentos, aproveite cada momento feliz ,minuto por minuto, e descobrirá a sua felicidade.Ele então falou: “Puxa, não havia pensado nisso…”É por aí mesmo, seja feliz nos seus momentos também.Bjs Gi.
Jo, este seu blog é super feminino. Absolutamente lindo. Parece aquelas lojas maravilhosas onde tudo é lindo e fofo e a gente tem vontade de levar tudo para casa. Comecei meu dia lendo o seu blog e este foi um momento muito feliz! Aliás, como doceira que sou, amei os videos e receitas. Um feliz natal para vc e toda sua família!
Simone, mãe da Monica, Itajaí, SC
Jô que post tão bonito! Adoro as fotos e adoro o texto. Feliz Nata!l
O Jô, perguntinha pra incomodar essa hein? Lendo esse post senti um zilhão de emoções diferentes e entre elas a felicidade. Méritos de um texto muito bem escrito. E você, se sentiu feliz escrevendo? Beijo enorme em você e em toda família. Feliz natal!
Sim,estou feliz amiga,pois acabei de abrir essa máquina e ler o que vc escreveu.Aliás, seus dotes literários tem deixado muita gente mais feliz, isto é fato! Se escrever te faz bem,te deixa feliz,nós aproveitamos a sua adorável maneira de se manifestar e sorrimos.Bela troca de carinho.Por favor continue,querida amiga azul.Bjs, Raquel.
Ai Jo, acabei de me perguntar se tô feliz agora, lendo você…e o sorriso escapulindo pelo canto da boca me entrega na hora! To feliz de ter te conhecido! Feliz Natal e um Ano Novo cheio desses momentos fugidios de felicidade que só fazem a gente dar mais valor a eles…Bjo no coração e na família!
Jo querida,
Acredito que a felicidade tem a ver com a forma como interpretamos a vida, somos efetivamente responsáveis sabe? Se mais positiva o resultado é um, se não tão, outro.
Obrigada por todos estes momentos de partilha no post, por ser responsável por “pitadas” de felicidade no meu dia a dia.
Um natal feliz para todos, com muito sonho e luz, e um ano de 2012 ainda melhor.
Sua amiga,
Mônica Negri
Ok, vou comentar o óbvio, mas não tem como fugir disso: você escreve lindamente e sim, fiquei mais feliz lendo seu post! Passei por mal bocados esse ano, mas encerro 2011 bem feliz.
Acho que pessoas felizes procuram sempre o melhor em cada situação, né? Algo meio Polyanna, talvez (também não vou procurar no google pra saber se digitei corretamente), rsrs.
Melhor ainda é poder comemorar o Natal agradecendo as novas amizades que fiz através dos blogs – incluindo a sua – pois elas fizeram diferença e acrescentaram mais sorrisos na minha rotina.
E muito divertido é escrever esse comentário com “In my life” (dos Beatles) como trilha. É uma das minhas músicas prediletas e – apesar de seu tom melancólico – sempre me deixa feliz porque me faz lembrar de momentos e de pessoas especiais.
Beijos, querida.
Um ótimo Natal e um ano novo maravilhoso!
Lu, também gostei muito de te conhecer! Vamos continuar nos vendo, cupcakes e carimbos são ótimas desculpas!
BJô
É bem verdade que todos buscamos a felicidade de uma forma ou de outra!
Não gosto do natal, mas as tuas palavras não me deixaram indiferentes.
Agradeço-as muiiiito.
Que o 2012 possa concretizar a maioria dos teus sonhos.
Muitos e muitos beijinhos.
Jô, tenho a leve (e inacreditável) impressão de estar encerrando o ano com tudo em dia, na saúde, nos sonhos (acessíveis), com os filhos e marido.E estar, principalmente, em paz comigo mesma. Sempre me pergunto por que complicamos tanto quando somos mais jovens?
Agora me dê licença, que vou perguntar para o pessoal daqui de casa se eles estão felizes? Caso a resposta seja desanimadora, ainda temos tempo de correr atrás da positiva.
Grande abraço e que seu Natal seja muito especial, seja ao vivo mesmo ou por Skype.
Jô querida! quanta sensibilidade nas tuas postagens…adoro passar por aqui e só fico “sem felicidade”, por ter se passado mais um ano e a gente ainda não se conheceu…meus votos para 2012 são os melhores possíveis, e entre eles a possibilidade de tomarmos um café juntas…bjssssssss e Feliz Natal!
Olá, tenho uma neta de 2 anos, Lara, que pergunta sempre “vovó está feliz”?
faz isso para me preparar para um pedido qualquer.
amo quando vejo seu lindo sorriso perguntando isso.
E digo a voce amiga que um dos meus momentos felizes é quando leio uma postagem tão bem feita e cheia de amor como essa sua.
Voce é uma querida, Feliz Natal, seja feliz! sempre!
beijos
Ivani, obrigada pelas gentis palavras. E tua neta é sábia, já!
E to feliz !! passei um dia agitado entre tua casa ,casa da Mami, chacara e shopping . Estar em familia me deixa feliz e a chegada do maridão me deixa ainda mais feliz !!! Te vejo amanhã !!! reunião de toda a família !! uhuuuuu
Só tá faltando a Marina …. um minuto de silencio em sua homenagem antes da ceia .
Oi, filha q me liga e q me entende. Vou te ensinar 2 coisas:a idade avançada te dá alguns direitos, tais como birra e bico. A segunda alguém me ensinou, uma vez:quando o assunto é felicidade ou não, tem que alternar, Senão você não valoriza nem uma nem outra.
Marina me faz uma falta enorme mas saber q ela está se aprimorando em algo q muito ama, ajuda a esperar sua volta.
MARINA, É PRA VOLTAR, VIU!!!!!!!
Jô , fiquei muito comovida com teu post e quase chorei com o “matô-lo?”
A gente definitivamente está sempre aprendendo. Adorei a ideia de alternância, Mami! Ser triste para saber o que é ser feliz. Ser feliz para saber o é ser triste.
BJô
Ler o teu post me deixou feliz,,,
Parabéns, bjs e MARAVILHOSO NATAL para vc, talentosa amiga, e toda a sua família
Oi Jô, passando pra te desejar um feliz natal e um ano novo muito melhor do que 2011 e os anos passados! Muito sucesso, alegria, criatividade e blogagem!
Abs!
Dene xox
Fiquei muito feliz lendo teus post e as memórias e fatos que te deixam felizes. Como a Marina bem disse, felicidade contagia 🙂
Bom dia Jô!
Não poderia deixar de vir aqui lhe desejar a você e seus familiares um Natal especial, com amor, alegria, confraternização.
Realmente, são surpreendentes os relacionamentos iniciados em blogs, é algo q não existia até há alguns anos, é algo que estamos aprendendo a lidar.
Descobri seu blog recentemente, mas gosto muito de vir aqui pois suas postagens são bonitas, inteligentes, sensíveis assim como essa. Pra começar, o título já faz a gente pensar: “Você tá feliz?”
Um grande abraço
Querida Jô!
Passei rapidinho pra te enviar os meus desejos de um Natal muito lindo pra vocês… E que apesar das saudades que sentimos dos que estão longe, e de todas as solicitudes da vida, a gente simplesmente se sinta feliz em estarmos aqui,e fazermos parte desta maravilhosa estória da vida!
Que o meu abraço apertado chegue até você…
Teresa
MINHA QUERIDA!!!!
QUE POST LINDO E EMOCIONANTE, SAUDADE É UMA COISA COMPLICADA.
TUDO FICA BEM NO FINAL!!!
DESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL.
UM GRANDE BEIJO COM TODO O CARINHO DO MUNDO!!
Oi, Jô!
Começar a semana lendo um texto leve e delicioso como esse já me deixa feliz. Principalmente porque, em breve, passareia pela experiência de ficar longe de um dos filhos.
Santa internet, que ajuda a diminuir essas distâncias e nossa saudade!
Ainda ontem conheci, via Skype, a “host familiy” do filho; fiquei tão orgulhosa de vê-lo, em bom inglês, comunicar-se tão descontraidamente com os “estranhos” que o receberão.
A felicidade tem um tanto disso: dar o que temos de melhor, para receber o melhor do outro, né? Uma troca de experiências, que enriquece a todos.
Abraço pra você, uma semana feliz e, dê uma olhadinha nesse comercial( se é que ainda não o conhece. Não pude conter as lágrimas…):
Amei seu post! Esse negócio de felicidade é muito sutil mesmo. O que é felicidade para mim, pode não ser para vc. O importante é tentarmos sempre estarmos felizes.
Que sua filhota esteja adorando viver nos EuA. E esteja muito feliz!
Beijos
Adriana
Querida Jo… a saudades ‘e do’ida mas criamos os filhos para o mundo. Eles criam asas e tem q voar, e nos estamos sempre ao lado deles pra tudo o que precisarem, o tempo passa e acostumamos com a falta deles. A saudade vai ficando mais leve! Feliz 2012, e curta as experiencias novas da sua filha! Beijos Silvana Slaviero
Jô, obrigado pela visita e pelas palavras gentis. Também vou me tornar habitue em te blog. Um feliz 2012 para ti, teus familiares e todos os visitantes do teu blog. Em 02.01.2012 estreia Urbanascidades 2012, igual mas…diferente.
Paulo Bettanin
Adorei o texto Jô, felicidade é assim mesmo, algo efêmero, que tem que ser aproveitado, porque passa e ficamos a esperar pelo próximo momento feliz.
Que 2012 seja para você um ano cheio de paz, amor, alegria, que todos os seus sonhos possam se tornar realidade e que você reconheça muitos momentos de pequenas e grandes felicidades!
Beijos
Oi Jô, que lindo texto. Felicidade é um sentimento delicioso mas a receita para alcançá-la é mesmo subjetiva. A felicidade plena então…acho que é inatingível, uma utopia mesmo. A gente só consegue ser feliz quando os que amamos estão bem, e como amamos muitas pessoas (que bom!), sempre tem alguém não tão bem assim. Aí a gente nunca vai ser plenamente feliz….o jeito é agarrar qualquer pedacinho de felicidade que flutue “dando sopa” por aí e curtir muito as pequenas coisas e as pessoas que amamos.
Vou tentar a receita dos papos de anjo para o ano novo lá na chácara. Se der certo será uma grande felicidade rsrs. Depois te conto.
Aproveitando, descobri um programa de computador para edição de fotos. Talvez vc já conheça, mas em todo caso aí vai o nome: Photoscape e também é grátis. Dá uma olhada no google pois o meu foi minha filha quem trouxe em um pendrive. Não sei de onde ela pegou mas é muito legal. Tem muitos efeitos e inclusive composições que não consegui fazer no Picasa. As fotos do meu útlimo post editei nele. bjs e um Ano Novo maravilhoso para vocês.
Reuniao de macieiras…. rssss que tal um Pomar ou uma plantação de maças….
Quanto a ser feliz….. acho que alterno este estagio umas várias vezes ao dia. Sou mais feliz que não feliz, porque tento me alegrar com tudo, até com os 40 graus que faz aqui hoje na casa de minha mãe( meio insuportavel, mas olho pra pombinha que resolveu fazer o ninho em um vaso de plantas da casa e vejo ela sentadinha noite e dia e me conformo.rss).
O que me deixa sempre feliz é ler teus posts. Esboço sempre um sorriso no canto da boca de alegria ao ver como voce escreve simples e com tanta sensibilidade.Te admiro muito. Obrigada por eu ter o privilégio de SER tua amiga de verdade. Conte sempre comigo, pois no meu coração eu sei que posso contar contigo principalmente para me deixar mais feliz!!!! Um beijo no coração ….. FELIZ 2012 inteirinho.
Achei lindo o texto!!! E adorei o “quem matô-lo” o besouro, hehe… Tens um pequeno também ou só a Marina??? Aliás esse nome Marina é lindo, uma amigona minha tem uma Marina também, de 9 anos…
Sabe Jô, acredito que a gente pode ser feliz hoje e agora… E que essa felicidade está nas pequenas coisas da vida… Como diz a Lora do blog Brincando de Roça, fazer o bem também faz bem né???
Tu encontrou meu blog pelo da Juliana Garcia – escritos reunidos??? Porque ela lançou o Desafio 15 minutos de bem estar… Se foi pelo dela tu conhece, senão vai lá conhecer, acho que tem a carinha do teu blog…
Beijãooooo
Jô, dica anotada. Obrigada. Menina, ando dia e noite sem parar.
beijo
Oi Jô!! Passei para retribuir a sua visita e estou adorando tudo que vejo por aqui!! Realmente a blogosfera foi uma surpreendente descoberta este ano, principalmente por perceber como laços tão tênues podem ter tanto significado! Atribuo um pouco isso porque aqui podemos, assim como os amigos na vida real, exercitar as nossas escolhas, de acordo com nossa personalidade e as afinidades que vão se estabelecendo. É muito gratificante perceber que ainda podemos encontrar (e o mais legal: no mundo todo!!!) pessoas dispostas a visitar uns aos outros e exercitar a positividade em suas palavras. Adorei o seu blog, seu jeito de escrever, enfim: presente de ano novo descobrir o Arte amiga!! Grande abraço e um maravilhoso 2012, repleto de pequenos mas valorosos momentos de felicidade!!!
http://www.arquitrecos.com
Sabe, eu preciso passar mais por aqui…isso me deixa feliz.
Passei por alguns momentos tristes nesse período entre natal e ano novo…
Mas acredito que toda essa tristeza permitiu uma maior união entre os que amo…e isso me trouxe felicidade…estranho como tudo na vida se encaixa…
“A vida traz tantas surpresas felizes…é só saber esperar um pouquinho.”
Bjs.
Oi Jo!
Apesar de não comentar com frequência, sempre estou fuçando seus posts aqui e ali… e com certeza..fico feliz! Adoro seu jeito fácil, simples e profundo de escrever! Como este especialmente fala de algo que todo mundo quer, mas poucos sabem perceber e sentir, não posso deixar de desejar a você
que 2012 seja um ano BEM MAIS:
MAIS FELIZ;
MAIS saúde;
MAIS AMOR;
MAIS paz;
MAIS vitórias;
MAIS coragem;
MAIS ESPERANÇA!
………..que seja “esvoaçante” e pleno dos verbos: sonhar e recomeçar!!!
Sonhar é quase fazer acontecer. Sonhe até que aconteça.
E recomece, sempre que for preciso!
Bjsssss
[…] Você tá feliz? Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
[…] Você tá feliz? Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
[…] Você tá feliz? […]
[…] Você tá feliz? […]
[…] […]
[…] Você tá feliz? E … papo de anjo […]
A minha felicidade é composta de fragmentos: alguns maiores outros menores, mas nem por isso menos importantes! Existe um hábito bem bacana que se resume em buscar no dia momentos em que demos um sorriso, seja lá porque motivo foi, ou por algo que nos fez feliz. E diariamente acontecem pequenas coisas que deixamos passar e que fazem parte da felicidade. Eu estou feliz hoje e tenho motivos pra estar triste também, preocupações. Mas escolher valorizar a felicidade, é uma opção particular. A gente escolher ser feliz quando valoriza as coisas boas e não super dimensiona o que há de ruim. Ver nossos filhos crescendo e lutando pelos seus sonhos é motivo de felicidade, mesmo que lá longe…
Sua filha sente todo esse amor que vem de ti e de todas as tuas escolhas. E isso faz ela feliz também, tenho certeza!
Feliz natal, Jô!!!
[…] Você tá feliz? […]
[…] Você tá feliz? E papo de anjo. […]
[…] Você tá feliz? […]