Somos regidos por horários e compromissos. Até o fazer nada precisa ser maquiado com um motivo qualquer: estou sentado aqui no sol lendo um livro porque o médico mandou, mas já estou indo para o supermercado… Até quem, como eu, não tem um trabalho formal (nem informal, diria meu marido), vive no fio da navalha de agendas apertadas, do atraso, da neura da pontualidade, do trânsito afogado, dos intervalos preenchidos com o que supostamente parece com “vou aproveitar e fazer mais isso hoje para ter um tempinho livre amanhã”… O problema é que no “tempinho livre” de amanhã também vamos fazer algo para liberar o dia seguinte. A que ponto chegamos… evitando o ócio.
Aí, de repente, me vejo em uma ilha onde não há agenda, não há trânsito (não existem semáforos), se bobear até o tempo aqui está relaxado. Os compromissos se resumem às refeições, as comprinhas na quitanda, uma ou outra atividade de detalhes na casa, um restaurantinho. Fora isso, nada. Praia, mergulho, sol, jantar, conversa sob as estrelas até ver a primeira cadente ou o sono chegar. Nada de TV, nada de jornais, telefone inviável, internet restrita e economizada para o blog.
Que delícia de nada!
Imagens: http://www.weheartit.com
Você também vai repousar em…
Vc se lembra que há anos atrás falei de um” filósofo” que veio lançar um livro aqui , Domenico DeMasi -O Ócio Criativo-foi super criticado…pois então,te desejo: bom desfrute,amiga!Bjs,Raquel.
Jô acho que não tem um lugar do mundo onde a vida não é apressada… a gente precisa de um pouco de descanso forçado di vez em quando. Falando em descanso, gostaria muito de saber como posso chegar nessa ilha que parece um lugar muito bonito (tem internet também).. 😀
p.s. ho fatto un corso con il prof. De Masi ai tempi dell’Università e conosco il libro di cui parla Raquel. De Masi insegna Sociologia del Lavoro, vive un po’ in Italia sulla Costiera Amalfitana un po’ in Brasile (due luoghi meravigliosi) ed è un personaggio veramente interessante, molto tecnologico, simpatico e molto molto bravo nel suo settore e come docente 🙂
Delícia de não fazer nada! Aflora a criatividade, abre espaço na alma para outros olhares e humores, renova!
Aproveite muito.
Abraços
Regina
Aproveite bem seu ocio ou talvez transforme-o em ocio criativo, pois criatividade vc tem de sobra!
Bjs..
Oi,Jô!
Confesso que estou chegando atrasada… Agora é que me dei conta que você já está na Grécia! Menina… Que beleza de viagem! Tenho uma amiga que há pouco tempo viajou pelas ilhas gregas e ela me disse que amou cada momento. Não sei se é exagero dela,mas imagino que realmente deve ser uma experiência maravilhosa… Quantas estórias essas belas ilhas devem ter para contar… E esse mar,Jô? Coisa mais linda…Azul cor de sonho! E a paisagem? Parece pintura preciosa…
E sobre o ócio, não se preocupe não… Use-o com alegria,desprendimento e imaginação. Pois muitas vezes, nas horas em que supostamente não estamos “fazendo nada”, é que damos liberdade para os nossos pensamentos voarem mais longe e encontrarem novos caminhos para o nosso viver.
Aproveite bem a tua estadia nas terras gregas,descanse e se divirta bastante! E obrigada por dividir um pouquinho da Grécia conosco.
Beijo grande da carioca daqui!
Teresa
Quer matar a gente de inveja quer????? Adorei o meio de transporte… Aproveite muito, por todas nós! Bjs
[…] De repente, nada. […]
[…] De repente, nada. […]
[…] De repente, nada […]
[…] De repente, nada […]