Discursos ecológicos são meio frequentes nesse blog. Mas não se esgotam, principalmente agora que achei uma mina de imagens que dão muitas ideias sobre transformações que podemos fazer com o que poderia ser descartado.
Em reciclagem somos craques em Curitiba. Há tempos separamos o lixo que é reprocessado e resulta em matéria prima para a produção de novas coisas.
E redução? Simples: é adquirir apenas o que realmente precisamos. Simples no conceito, complexo na prática.
E o reusar? Palavra que nem existe em português, significa qualquer atividade que estenda a vida útil de alguma coisa. Quando reusamos um objeto, estamos deixando de comprar um outro, certo? E de produzir lixo, concorda? É essa a ideia.
E aqui algumas ideias encontradas no site http://www.pinterest.com sobre o reuso. Não sou muito fã de colocar imagens alheias no blog, mas já que o assunto é reusar…
Eu reusei um banco da Magda. Vou mostrar o antes e depois. Como não tive a genial ideia de fotografar o antes do banco em questão, fotografei outro, mas que tinha o mesmo acabamento inicial. Um banquinho sem graça que ficou charmoso.
E aqui, o resultado do reuso de embalagens de cigarro, realizado pelo porteiro do prédio da Ângela, o Sr. Osmar:
Mais ideias em…
Oi Jô. Também sou fã de reaproveitar. Gosto especialmente das garrafas e garrafinhas que se tornam vasos.
Tenho uma amiga que faz bolsas de crochê utilizando sacolas plásticas, essas que os supermercados ainda distribuem.Ficam tão lindas quanto as do Sr. Osmar.
Abraços
Regina
como faço para te seguir???
Deya,
Na coluna da direita, embaixo da foto de caixas azuis, basta clicar no “Seguir” (assim espero. Se não der, por favor me avise, porque era para ser algo simples)
Que bom que gostou do blog.
Jô
Eu tenho orgulho demais de Curitiba por ser pioneira na reciclagem!
Aqui temos as “cucas” de boas padarias sim. A D Hilda e o Café Glória são demais!!! E tem uma de banana lá na mesa Ne esperando para um café sim!!! Kkk
Bjs
Pati
Patpins.blogspot.com
Oi,Jô!
Eu adoooro estes posts ecológicos…(Rs…) E não me canso de achar que há ainda muito que se falar deste assunto. Há muito que se mudar na mentalidade “consumista e imediatista” que,infelizmente, tem crescido nestes últimos anos. E apesar dos esforços de muitas pessoas solidárias com as questões ambientalistas, ainda vemos muito desperdício e desvalorização de objetos que poderiam ser bem reaproveitados.
Estive nos Estados Unidos no mês que se passou,e fiquei assustada com a quantidade de lixo que eles produzem por lá. Embora me disseram que eles estão fazendo bastante reciclagem do lixo produzido, ainda fiquei horrorizada com a capacidade de desperdício . Por isso não me admiro que muita gente encontre objetos em perfeito estado de uso no lixo de um americano comum… A mentalidade parece ser, “se não preciso mais,simplesmente jogo no lixo e pronto!”. Sei que do jeito que a crise econômica tem se instalado por ali, é bem provável que muitos hábitos tenham de mudar por lá… Muitos norte-americanos ficam alarmados com o desmatamento da Amaz\ônia (e isso é bem verdadeiro mesmo!),mas se esquecem que cuidar do planeta e do nosso meio ambiente implica em pequeninas ações cotidianas,que juntas formam um todo de grande relevância… E a redução do lixo e sua reutilização é sempre um passo muito importante.
Os exemplos que você usou no post de hoje são maravilhosos e nos mostram como pequenas idéias podem mudar o destino de tantos objetos. Que nós brasileiros possamos valorizar mais o nosso potencial e, quem sabe, possamos ser exemplos de uma conduta ambientalista mais coerente…Sei que falta muito,mas vale à pena tentar! E fico contente que a cidade de Curitiba já seja um bom exemplo de tudo isso… Parabéns para todos vocês!
Desculpe pelo e-mail” too long”…
É que sempre me empolgo com esse assunto …( coisa de bióloga,né? ) (Rs… )
Beijo grande pra ti,amiga da natureza!
Teresa
(“Se essa lua fosse minha”)
Jô, eu gosto de enfatizar a ordem desses 3 Rs: primeiro Reduzir, depois Reutilizar e só depois Reciclar.
Reciclar só é muito legal se a única outra opção for jogar no lixo e não fazer absolutamente nada. Reciclar e mais caro e gasta mais produtos químicos do que fazer novo porque é preciso recolher o velho, transportar, destruir, reconstruir o novo, transportar e distribuir novamente.
O grande lance é evitar ao máximo chegar a esse ponto primeiro reduzindo e depois reutilizando.
Beijo,
Raquel
É, Raquel, a ordem nesse caso é importante. Como esse post tem continuação, vou usar tua ideia, ok?
Teresa, eu como você, tenho essa preocupação fixa sobre o excesso de lixo, mas também sobre a escassez da água. Pequenas iniciativas me acalmam a alma…
Patrícia, a minha cuca preferida é a de morango! Quando vou a Blumenau, já trago mais, congelo e vou esquentando nos cafés da manhã de domingo.
Regina, vamos fotografar a bolsa de sacolas da tua amiga!!
Bj a todas!
Amei o post!
Vou colocar no Mulher Excelente a utilização do que uma amiga tem feito com as capsulas usadas do Nespresso …. tem sido um trabalho voluntário em uma escola em SP! Te aviso! Tenho certeza que essas idéias sempre contribuem com a criatividade de muitos!
bjs
Que pôs fofo, pratico. Ecológico!! Délicia isso tudo!!! Ainda nao tinha visto a escovinha com os pincéis e lápis…amei!!
Bj doce e ebom domingo!!
Ah!! Vc tem pantufas para emprestar??? Hahaha Blumenau muito, muito frio tbem !!
Oi filha. adorei a idéia da escpova. Vou aproveitar. bjo.Christa
Quanta idéia fantástica…acabei por viajar no tempo, voltando à minha mocidade quando essas sacolas feitas a partir de embalagens de cigarro, já eram feitas e não só elas…embalagens de vidro, garrafas todas eram transformadas em uma época em que jamais se tinha ouvido falar em reciclagem, sustentabilidade e por ai afora…
Ainda bem que agora a população tem e vive na pele os efeitos do descontrole dos excessos; reciclar é preciso e criar multiplicadores dessa mensagem mais ainda!
Obrigada pela visita
Bjs Dolly
[…] Comentários « Reuse, reduza, recicle […]
[…] Reuse, reduza, recicle […]
[…] que não são mais úteis ou são demais. Essas podem ir embora para servir a outras pessoas ou se transformar em outras coisas. Mas também deu para ver que sou nostálgica, falo de meus pais, avós, de tempos idos e […]
[…] Reduza, reuse Share this:ShareFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. […]
Olá é a primeira vez que entro aqui e estou encantada. Parabéns
Angela
[…] entendo dizer que tudo o que está sobrando na sua casa pode ser útil para alguém ou está pronto para ser reciclado e se transformar em uma outra coisa. Portanto, seguindo as ideias de Gail Blanke em “Jogue […]
[…] Reduza, reuse, recicle […]
[…] Reduza. reuse […]
[…] como planejar as compras, avaliar os impactos de seu consumo, consumir apenas o necessário, reutilizar produtos e embalagens, separar o lixo e refletir sobre seus […]
[…] Reduza, reuse […]