Atuando na biblioteca instalada em uma instituição na Vila Zumbi, pudemos observar que nossa freguesia tem preferências.
Pouco contato e motivação para a leitura, além de evidentes dificuldades na capacidade de ler (essas por problemas educacionais ou de aprendizagem da própria criança) fazem com que algumas crianças nos olhem de modo um pouco desconfiado. Como esperado, percebemos que revistas em quadrinhos são a porta de entrada.
Inicialmente tentamos elevar o nível da leitura, oferecendo nossos lindos livros adequados a cada idade, mas nem todos estão prontos. É preciso cativar, deixar cada criança ler o que lhe interessa e o que lhe é possível. E, nesses quesitos, gibis são campeões. As revistas em quadrinhos funcionam como começo – a criança que volta para devolver as que emprestou e pegar outras vai se sentindo mais à vontade para olhar em volta, espichar os olhos para os livros nas estantes, arriscar um com poucas páginas e letras grandes…
Então é isso. Precisamos de mais gibis! E contamos com vocês! Preferência nacional pela Turma da Mônica. Quem é de Curitiba, entre em contato e combinamos alguma coisa. E quem não é… Tem Sedex, certo?
Informe-se sobre esse movimento literário e participe, colabore, copie a ideia. Tudo bem, a gente só quer que livros circulem. A gente só quer que as pessoas leiam.
www.facebook.com/freguesiadolivro
Pontos de leitura da Freguesia do Livro
Mais livros e afins em…
Vale Asterix, ou é demais pro começo? Christa
Jô, novamente, Parabéns!!!!
Mais um Post sensacional. Conheci de perto, muito perto, a Vila Zumbi, suas crianças, mulheres, homens…personagens que fazem a história daquele bairro mais feliz. Assim como vocês. Goostaria muito de poder estar ao lado de todas e me envolver em tudo que fazem, com a colaboração do Pastificio Dell’Amore, seus conceitos de alimentação, receitas e vontade de transformar tudo em algo melhor.
Josi Basso
[…] essa ideia. Uma amiga, quando soube da necessidade de revistas em quadrinhos para nossa biblioteca, pegou uma caixa de papelão, escreveu “Precisamos de gibis. […]
[…] Antes dos livros. […]
[…] Aos bancos. A etapa inicial é uma intensa pesquisa em que tive de recorrer ao meu amigo Google, já que aqui em casa não temos mais revistas em quadrinhos. […]
Querida Jo, estou em falta com você e principalmente comigo mesma, pois adoro passar por aqui. E fiz todo o caminho até chegar aqui neste post. Que linda essa iniciativa, lindo trabalho. Uma maneira eficientíssima de espalhar alegria, mas uma que não acaba assim que termina a diversão, ela só se expande conforme vai plantando conhecimento, falando nisso, palavrinha importante essa…vocês ainda estão arrecadando revistinhas? Ou livros em geral? Posso fazer um post falando disso, o que acha? Eu mesma vou dar uma olhada nas revistinhas das crianças, praticar o desapego é uma grande lição pra mim também, já que adoro ter meus livros a mão…bjo e linda semana, volto assim que puder!
[…] Quadrinhos […]
[…] Quadrinhos […]
[…] Antes dos livros […]
[…] Antes dos livros […]