Para complementar o assunto do post anterior, vou compartilhar as ideias de uma amiga, que faz trabalhos voluntários há 15 anos:
“Viviane Senna diz que “toda pessoa tem algum talento a compartilhar voluntariamente sem sacrifício algum”. Fui achando os meus e percebendo muitos outros. Só para citar alguns exemplos:
– Um contador pode, uma vez por mês, ajudar uma instituição a organizar prestações de contas.
– Se seu dote é costura, que tal esporadicamente recolher roupas que precisam de conserto, ir fazendo durante a novela e depois devolver prontas?
– Seu hobby é jardinagem? Ponha em prática no terreno de uma entidade e aproveite para oferecer uma terapia ocupacional para crianças, idosos ou doentes.
– Você redige bem? Muitas entidades precisam de ajuda na redação de relatórios, ofícios, cartas, até site para a Internet.
– Por falar em Internet, se essa é sua praia, que tal montar e/ou manter um site atualizado para uma entidade?
– Tudo que você tem a oferecer é carro e um tempinho sobrando? Pense que muitas vezes uma criança, idoso ou doente perde uma consulta médica (gratuita!) simplesmente porque não há alguém disponível para buscar o paciente na entidade, levar até a consulta, aguardar e levar de volta. Só isso. Simples assim.
– E aquela turma de amigos que gosta de se reunir para cozinhar? Não seria legal às vezes cozinhar um montão de carne moída, ou frango, ou creme de legumes e doar congelado para uma instituição?
– Você é bom em arrumar armários? Apareça de tempos em tempos em uma instituição e saia organizando. Seu negócio é arquitetura/decoração? Angarie doações e solte a franga tornando ambientes mais agradáveis. Convive bem com doentes? Ofereça-se para fazer umas horas de companhia a pacientes internados. É advogado? Quase toda instituição precisa da sua ajuda.
Bem, a lista é infinita. Gosto de divulgar que não é só com MUITO tempo e MUITO dinheiro que se pode ajudar. MUITO pelo contrário.” (R.S.)
Encontrei este vídeo que também dá boas ideias e tem tudo a ver com o blog, pois relaciona voluntariado com artesanato:
Mais ideias em…
Imagem elefante: http://www.weheartit.com
oi JÔ, eu faço os bichinhos para bolsa de água quente sob encomenda… tenho um ateliê em casa se você entrar em contato comigo por email posso te passar meu telefone se preferir… meu e-mail é babibrasa@hotmail.com
um abraço e aguardo seu contato,
Barbara.
Jô, o que eu achei mais legal desse vídeo do GACC é que abre uma gama enorme de opções para aqueles (euzinha, inclusive) que gostariam de ajudar, mas não têm a estrutura emocional necessária para conviver com doença voluntariamente.
Ajudar ao “cuidador” é uma excelente maneira, mesmo que indireta, de ajudar o próprio doente. Pode ser com artesanato, como sugere o vídeo, tocando uma musiquinha na sala de espera, sei lá…
Euzinha só não pode oferecer este tipo de voluntariado porque tem duas mãos esquerdas para artes.
Raquel
Lindo post, Jô!
Concordo com você sobre voluntariado. Acho que fazer isso não só ajuda os outros como nos ajuda a crescer 🙂
Adorei o vídeo e o post!
beijinhos
[…] Ideias voluntárias Share this:ShareFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. […]
[…] Ideias voluntárias Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
[…] Ideias voluntárias Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
[…] fim, olhe em volta. E doe. Um livro, um brinquedo, uma roupa, um abraço, seu tempo. Alguém está precisando desse […]
[…] Ideias voluntárias […]
c’è qualcuno che si vuole occupare di me?accetto tutte le volontarie per arumare armadios,faz bolo,costura ecc,ecc………..
[…] encantar. Não se isole. Descubra pessoas que você ame. Estabeleça metas. Termine o que começou. Ajude os outros. Desligue-se das notícias por um dia. Dance. Mime a si mesmo. Enfrente seus medos. Vá a um museu. […]
[…] fim, olhe em volta. E doe. Um livro, um brinquedo, uma roupa, um abraço, seu tempo. Alguém está precisando desse […]
[…] Ideias voluntárias […]
[…] Ideias voluntárias […]