Blog tem poder. É meio silencioso, pouca gente deixa comentários (que eu adoro receber), mas aos poucos vou vendo que muitas pessoas leem. A prova é a quantidade de pinhões que recebi! Depois do post Cor de pinhão, amigos passaram por aqui e deixaram os frutos que colheram em suas casas e chácaras. Mandaram respostas por e-mail, uma delas tão boa que coloco um trecho:
Você não sabe como teu título “cor de pinhão” foi significativo. Sou curitibana de outro tipo: moro em casa cheia de mato de todas as cores: verde arbusto, verde folha, verde sapé, marrom terra, marrom sapé velho, marrom galho, marrom folha apodrecendo, além de cinzas e beiges variados. E no meio disso tudo cai pinhão, MUITO pinhão. Catei quase 40 kg só nesses feriados. Antes mesmo de ler o blog estava pensando: qual a técnica para colher pinhão aqui na minha barroca? Resposta: Avistar a “cor do pinhão”. O olho vai procurando naquele emaranhado e achando. Só corro o risco de três frustrações: o olho avista, mas o braço não alcança; o braço alcança, mas o bico de algum pássaro alcançou antes; ou, ao chegar perto, descobre-se que é só cor de pinhão, sem pinhão dentro, porque não “vingou”.
Mandaram receitas que compartilho. Bom apetite!
Pinhão básico: pinhão na panela de pressão com água cobrindo e sal. Depois que começa a apitar, uns 40 minutos de cozimento. Desliga e espera sair a pressão.
Carne de panela com pinhão (Raquel): faça uma posta na panela como de costume (supondo que você tenha esse costume. Se não, a internet ajuda) e no final do cozimento, adicione pinhões cozidos e descascados. Para acompanhar, farofa de farinha de milho com banana e couve refogada.
Pinhão com bacon (Maria Amélia): cozinhe e descasque o pinhão. Enrole em cada pinhão uma fatia fina de bacon. Coloque para assar em forno médio os pinhões espetados com palito.
Pinhão sapecado (Kamo): essa ideia é da Kamo, e ela sugere pinhão sapecado em fogão a lenha. Como gemi pela ausência de um fogão dessa espécie, ela respondeu que também dá para fazer em panelas de ferro, em nossos fogões urbanos.
Farofa de pinhão (Maria Cristina): Cozinhe o pinhão na pressão com sal por uns 40 minutos. Deixe esfriar um pouco, descasque e passe no processador. Refogue cebola na manteiga, adicione o pinhão processado e refogue mais uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Pesto de pinhão (Nádia Cozzi): www.alimentopuro.blogspot.com
1 xícara de azeite de oliva Extra Virgem
1 xícara de pinhão frio cozido e descascado
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 xícara de molho de tomate ORGÂNICO com manjericão
1 dente de alho pequeno picado
sal marinho a gosto
Passe os pinhões num triturador mas não deixe formar um purê e misture aos outros ingredientes. Use-o como
entrada servindo-o como patê, acompanhando de torradinhas.
Dica da prima Katia: Amo no feijão, picadinho de carne e na farofa. Cozinho muito, descasco, e quando não conseguimos mais comer tudo, coloco os pinhões cozidos e descascados no prato do dia seguinte.
Risotto de pinhão (Gyselle): depois daqueles primeiros passos de todo risotto, colocamos o pinhão picadinho (muito pinhão e muito picadinho) e bastante pecorino italiano! Bom demais!
Sopa cremosa de Pinhão (Terezita)
1 xícara de pinhão cozido e amassado
1 xícara de pinhão cozido e cortado em cubos pequenos
4 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de creme de leite sem soro
3 colheres de sopa de azeite
2 tabletes de caldo de galinha
2 litros de água fervente
2 dentes de alho
1 cebola ralada
500 ml de leite
Modo de preparar:
Aqueça o azeite em uma panela e frite o alho e a cebola. Adicione o pinhão à água fervente e o caldo de galinha e leve ao fogo para ferver por 10 minutos. À parte, dissolva o amido de milho no leite, junte o caldo de galinha, mexendo sempre até engrossar e bata no liquidificador. Feito isso, junte o creme de leite e retorne ao fogo, sem parar de mexer até ferver. Por último, adicione o pinhão cozido e sirva em seguida, polvilhando o queijo ralado por cima.
Strogonoff de pinhão da Zu do blog Julia Rodrigues.
- 1kg de pinhão cozido, descascado e cortado ao meio
- 4 latas de molho de tomate
- 1 vidro de ketchup picante
- 3 caixas de creme de leite
- 1 vidro de palmito picado
- 1 vidro de champignon em conserva
- 2 cebolas grandes
- 2 latas de seleta de legumes
- cominho
- pimenta calabresa
- azeite de oliva
- refogar a cebola picada no azeite.
- acrescentar o palmito, o champignon, as seletas de legumes.
- apos aquecer acrescentar o ketchup e o molho de tomate.
- separar
- refogar no azeite o pinhao e temperar com o cominho
- acrescentar ao molho
- acrescentar o creme de leite a pimenta calabresa e pronto
- normalmente o sal do ketchup é suficiente, mas prove e – depois – use o tempero que preferir
Você também vai gostar de…
Oi Jô! é verdade, a gente não tem idéia de como as postagens vão longe…adorei esta aqui, pois sou enlouquecida por pinhão, desde criança. Aproveitando, amanhã meu blog completa 1 ano e tem sorteio por lá…apareça…bjs
Pinhão é sempre bom !
com um pote de requeijão e outro de melado entãooo !! coisas de Vivi !
louca pra comer pinhãooo
bjs irmã
É… essa mistura eu tinha esquecido!
Oi,Jô!
Parece até engraçado,mas no final de semana retrasado eu estive aqui mesmo,no Rio de janeiro, num lugar mágico e cercado de pinhões! Mas calma que eu explico…Na verdade eu estive lá no alto da Serra da Mantiqueira,onde o estado do Rio de Janeiro faz fronteira com o estado de Minas Gerais… No vilarejo conhecido como Visconde de Mauá (no passado aquelas terras realmente pertenceram ao famoso visconde)… E lá é também lugar de clima frio, devido à altitude,e reino de pinheiros diversos,inclusive das araucárias!
Impossível eu não lembrar das tantas viagens que fiz ao Paraná… E lembrei-me também tanto do meu pai,que adorava os pinhões e as doces terras paranaenses…
Um beijo carioca pra ti !
Teresa
(“Se essa lua fosse minha”)
Jô,
uma coisa interessante sobre o pinhão é que ele pode ser congelado. Todo ano cozinho uma boa quantidade e peço ajuda para descascar. Aliás lá no Castelinho de Gramado tem um descascador perfeito! Entre conversas, descascamos uma boa quantidade e comemos outro tanto. Coloco os pinhões em pacotinhos, levo ao congelador e maravilha! … pinhão para o ano todo. Fica perfeito! Sei que também dá para congelar o pinhão crú mas na hora de usar dá uma preguiça …
Beijos e adoro o blog.
Tania
Boa dica, Tânia. O meu descascador definitivamente não é o perfeito, o que tira um pouco a graça de descascamentos em grande escala…
Nossa, Jo, Internet e blogs são mesmo coisas divinas, pois aproximam as pessoas ! Estava dando uma passeada em seu blog por conta dos pinhões e acabei de ver uma receita saborosa de minha velha e querida Nadia Cozzi de SP, amiga que me ensinou a dar preferência aos alimentos orgânicos desde uns bons anos atrás ! BJS PRA VOCÊ
Coincidências… Adoro! Obrigada pela visita. Silvia.
Adorei. Copiei a receita do “pesto”. Deve ficar uma delícia. Beijo!
Amei estar neste blog!!! Vou testar as outras receitas também!!!! Bjs
Olá, coloquei uma chamadinha de seu Blog no meu. Veja no link
http://alimentopuro.blogspot.com/2011/05/rodizio-de-pinhao.html
Obrigadão e abraços.
Nadia, Obrigada pra você também!
O pinhão vim a conhecer quando morei em Campinas. Fiquei fã! Mas foi morando em Curitiba que o gosto de consolidou e é um prazer vê-lo nas árvores, no mercado municipal, em todo lado. Já me deparei com uma pinha caída no chão, à minha espera… em minhas caminhadas.
Publiquei algumas receitas com pinhão:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/07/da-lhe-pinhao.html
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/05/semente-da-araucaria.html
Um abraço!
[…] Cor de pinhão […]
[…] E já que estamos falando de fadas… Você também pode gostar de… Emerson e Cartonagem Rodízio de Pinhão Share this:ShareFacebookLike this:LikeBe the first to like this […]
Ola Jô,
Estou precisando urgente, achar um lugar que venda Pinhão nesta época do ano,pois estou fazendo Faculdade de Gastronomia,e tenho que apresentar um trabalho, moro em Belo Horizonte-MG,e não estou achando! por favor, se souberem de um lugar onde posso comprar para entregar via sedex, favor entrar em contato,
abraço!
Rosemary
[…] essa receita por email da Terezita, que deve ter resolvido complementar as que eu tinha publicado nesse post. Uma cara ótima, que combina com o frio do sul do Brasil. E usando nosso querido […]
Ola Jo! Sou baiana e estou morando no Chile, justamente numa região chamada Araucania, onde as Araucárias são patrimônio histórico e cultural; eu já conhecia os pinhões de Lages… mas aqui, tive oportunidade de catar, com amigos e foi super divertido! Ate já fiz uma receita de pinhão a vinagrete, muito boa. Amanha vai ter o jogo Brasil e Chile, vou convidar amigos chilenos para assistir em minha casa e vou servir pinhão enrolado no bacon! Parabens pelo seu blog delicioso!
Claudia
Oi boa tarde.. estou morando em curitiba e gostaria de saber onde consigo comprar pinhao descascado…Andreza
Ola me chamo Gabriel Citton e fiz um pão de pinhão muito bom, fica parecido com pão de batata e também fiz pizza de pinhão ao ivés de fazer com carna moída o molho fiz com pinhão, bem como massa a bolonhesa de pinhão. abraços
Alguém pode informar onde comprar pinhão em BH?
[…] Informações: http://www.fadaformiga.com.br e http://www.mimevaicasar.com.br Você também pode gostar de… Fadas no banquinho Emerson e cartonagem Rodízio de pinhão […]
Uau!!!! Quanta receita boa!!!! Ia escrever isto no face, mas como você gosta de ler os comentários aqui no blog, é claro que não ia deixar de te dar este prazer!!!! Beijão querida!!!!!
Ola. E só queria saber onde vendem pinhão cozido descascado e a ferramenta pra descascar os pinhões. Abraço
Olá, Kamal, sobre o pinhão descascado, não sei informar. A ferramenta encontro no Mercado Municipal aqui de Curitiba.
Bom domingo,
Jô