Tenho alguns parâmetros contraditórios sobre organização. Conheço pessoas que guardam garfos e colheres milimetricamente encaixados uns sobre os outros em seus lugares nas gavetas de talheres e outras cujo armário lembra a detonação de uma granada. Tenho amigas que classificam tudo e são movidas a etiquetas e arquivos e outras que vivem bagunçando a casa em nome de uma nova arrumação. Quem não conhece alguém que passa deixando um rastro de confusão pelo caminho? Ou tem algum conhecido que vive de listas e agendas, com tudo tão certinho que dá vontade de gritar?
Cada um do seu jeito. O meu, é o da pseudo-organização. Chegando na minha casa, tem-se a impressão de que tudo está na mais perfeita ordem. Mas aconselho: não abra gavetas. Não me entenda mal – as meias estão nas gavetas de meias, os livros de receitas na gaveta que lhes diz respeito, os cabos e baterias (porque tantos?) de máquinas fotográficas, computadores e celulares estão no espaço que lhes é reservado, bem como as roupas a serem doadas que repousam no baú a que pertencem… Mas dentro do baú e de cada gaveta reina o caos. Ou seja, sou organizada até o puxador das gavetas, até a porta dos armários, até a tampa do baú. Dali para dentro é um Deus nos acuda, pura confusão.
E você, que tipo de organizado é ? Ou nem se aproxima de ser? É largado, descolado, não está nem aí para a ordem? Ou está aprimorando suas arrumações, desenvolvendo manias e permitindo que elas sejam classificadas em breve como esquisitices?
Uma das minhas tentativas para estabelecer a ordem é o uso desenfreado de caixas. Para tudo. Para maquiagem? Tem. Para costura? Tem. Para bijuteria, óculos, canetas? Tem também. Tem até uma recém-inventada, desde que uma máquina de café espresso aterrisou na minha cozinha, com todos aqueles sachezinhos coloridos e difíceis de guardar. Espere! Eu falei da de chá, da de fotos, a do Rummikub? É, tem caixa para todo lado. Tudo em nome da ordem.
Sou do tempo da foto “pegável”, pedaços de aniversários, natais e piqueniques organizados em álbuns que gosto de fazer pousar no colo das visitas. As fotos não eram deletáveis e se revelavam em quantidades industriais. As que não tiveram status para álbuns foram entrando em uma grande caixa na sala, onde todos podem pinçar suas participações na vida de minha família. Sobre esse assunto li um texto da Marleth Silva que apreciei muito.
E já que estamos falando em organização, lembrei de uma receita bagunçada: você corta tudo, mistura tudo de qualquer jeito, tempera confusamente e sai uma delícia! É uma receita grega que eles chamam de Briam, mas nós vamos rebatizar como Assado de legumes, e que aqui repousa em um refratário da Magda.
Assado de legumes
1kg de abobrinhas
1 kg de beringelas
1/2 kg de batatas
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 kg de tomates maduros sem casca
1 cebola cortada em pedaços grandes
Sal/ pimenta preta ou peperoncino
Azeite de oliva a gosto
Corte os tomates em pedaços grandes. Refogue a cebola e adicione os tomates, refogando até que fiquem macios. Tempere com sal a gosto. Lave os legumes e corte-os em pedaços grandes. Coloque os legumes cortados em uma forma refratária, tempere com o sal e a pimenta, misture tudo com as mãos. Regue com o azeite de oliva a gosto (o meu gosto é “bastante azeite”), jogue o molho de tomates por cima e leve ao forno até ficar bem dourado.
Olha, que eu estou quase beirando o TOC!!!!!!!! Hahahahahaha Adoro uma organizacao! Adoro caixas, caixinhas, plastiquinhos, enfim tudo o que possa organizar ¨grupos de coisas e coisinhas¨. Tudo tem o seu lugar, e assim desde que eu era pequena. Nao suporto bagunca, desorganizacao e sujeira. Sou assim e serei ate morrer. Bjs..
qUANTO À ORGANIZAÇÃO DAS GAVETAS, DESISTA
é HERANÇA MALDITA!!!BJO.
Ai que texto gostoooso! Obrigada amiga. Aos pouquinhos fui aprendendo a ser mais organizada mas meu cérebro é um tanto desorganizado! rsrsr
E a receita me lembra o Txu-txu-ká africano, vou fazer!
Olá Jô!
Primeiro que agradecer a visita no Blog, sempre quiser volta, será muito bem vinda!
Realmente o texto que viu lá sobre caixas tem uma ligação com esse post…Nossa, eu sou muito organizada, já fui bem mais e trabalhei isso em mim, pois era ao extremo, para mim tudo tem que estar em seu devido lugar e em mais perfeita ordem, mas depois que tive filhos relaxei um pouquinho, mas continuo organizada, aqui é cada coisa em seu lugar…rs
Amei o blog, parabéns!!
Bjo no coração
Débora
http://kimimoartbook.blogspot.com
[…] sempre sobram, reveladas a mais ou tão antigas que nem se sabe onde colocar. Essas moram em uma caixa na sala, decorativa e fonte de divetimento constante, pois os amigos gostam de fuçar para ver se se […]
[…] um post mais antigo sobre Ordem, coloco aqui imagens que encontrei no blog FHOX que falam de organização. Lá, você encontra um […]
[…] Ordem – Caixas […]
[…] Um assado de legumes fora da ordem […]
[…] mais pessoas me contaram que fizeram em casa. Aliás, se você tentou alguma, eu adoraria saber. Assado de legumes – Briam 2012 está começando. Com férias para mim, para você, para todo mundo. Ao menos, aqui do […]
Jô, eu prometi que leria toda sua retrospectiva, e aqui estou na última.
Não sou muito chegada a legumes não, mas estou tentando melhorar essa situação, por outro lado, adoro caixas e caixinhas, e essas são muito bonitas e originais. Gosto muito delas, principalmente das de tampas coloridas da primeira foto – lindas demais!
[…] Ordem – Caixas e mais caixas […]
[…] Caixas, caixas, caixas. Como podemos dizer que já temos que chega? Dê uma caixa a uma mulher e espere dois dias. Ela vai encontrar algo para guardar ali! […]
[…] Ordem – Caixas de madeira […]
[…] Pela ordem – caixas de madeira […]