Vivi meus poucos dias em Roma em um clima de sonho, andando pela cidade sozinha ou acompanhada por meu filho. Concertos, museus, lojas, pizzas, é tudo festa. Mas na vida do dia-a-dia dá para começar a perceber que morar no centro de Roma tem seus percalços.
Sempre olhei para os terraços dos apartamentos que se debruçam sobre os locais bacanas como a Piazza Navona ou Via dei Condotti imaginando como seria charmoso morar ali. Agora estou vendo que quem mora nesses lugares está sempre rodeado por turistas – sempre. Grupos do Japão, da Alemanha, de Nápoles, de crianças com suas professoras aprendendo a história in loco. Barulho e poluição por toda parte. Não tem separação de lixo (essa quase me matou!) e os restaurantes têm cardápios escritos em inglês.
Estacionar o carro (para as pessoas que podem circular com carro no centro, e mesmo assim apenas em certos dias) é tema de constante desespero, pois não há lugar pelas ruas e prédios com garagem simplesmente não existem. Pense no que significa você chegar em casa do trabalho às 8 horas da noite, com vontade de algo prosaico como tirar os sapatos ou ir ao banheiro e ficar rodando, rodando, à procura de uma vaga para seu carro…
E tem os romanos, minha gente, os romanos… que já sempre foram, por assim dizer, meio rústicos no trato com as pessoas. Agora, que estrangeiros estão por todo lado, não mais apenas como turistas, mas principalmente como habitantes, eles costumam ser ainda menos doces. Mas não generalizemos. A grande maioria do povo do centro de Roma sabe que essa cidade nasceu para ser apreciada, compartilhada e fica orgulhosa em nos receber.
E é em Roma que moram belezas como essas:
E a pergunta que não quer calar: porque não temos Ikea no Brasil?
E aqui se encerra mais um passeio italiano. Deixo o clip de uma música linda, do Jovanotti. Enjoy!
Clique aqui para ver dicas de um romano em Roma. Roma vista da un italiano è diversa.
Mais Itália em…
Vc descobriu uma nova profissão !!! Fotos belíssimas e ótimo texto ! E viva a Itália !!! bjs Suzi
Obrigada, Suzi. Não esqueci do nosso combinado. Logo apareço por aí.
Meu sonho era morar no centro historico… Hoje, penso que se eu tivesse ido morar ali teris sido um pesadelo! Roma é linda, interesante apesar de todos os problemas que vc citou. Mas ainda prefiro morar na cidadezinha onde vivo que é proxima de Roma. Tenho qualidade de vida com a capital a poucos quilometros…
[…] Roma – Nem tão romântica assim […]
[…] Roma – Nem tão romântica assim […]
[…] Roma – Nem tão romântica assim […]
[…] Roma, nem tão romântica assim […]
[…] de dentro de sua bolsa em… Roma. Como aconteceu a mesma coisa comigo há 20 anos, recomendo: quando em Roma, dentro de trens, ônibus e metrôs, agarre sua bolsa como se não houvesse […]
[…] Roma – Nem tão romântica assim […]
[…] Roma – nem tão romântica assim […]