Adoro coleções. Eu, pessoalmente, sou de poucas e boas, mas gosto de observar as coleções alheias, divagar sobre o que leva uma pessoa a se apaixonar e acumular coisas como latas, miniaturas, bules, caixinhas de fósforo, relógios, canetas. O que desencadeia esse movimento? Ter muito de uma coisa e um dia dizer “Opa, isso poderia ser uma coleção!”, ou ser tão fascinado por algo que se resolve começar uma minuciosa coleta?
Quando jovem, comecei uma turma de corujas que foi crescendo em número e qualidade. Até o momento em que percebi que ganhava só corujas em Natais e aniversários e achei que estava exagerando. Chega de corujas. Guardei a primeira como recordação e fui em frente. Acompanhei a de latas de refrigerantes e cervejas do meu filho e a de brincos da minha filha e, um dia, de repente, me veio uma vontade louca de colecionar cálices de licor. Assim, do nada. Amanheci querendo cálices de licor. Que tal como motivação? Enfim, funcionou. Tenho hoje uma bela coleção de copinhos delicados e formosos, em uma cristaleirinha especial para eles. E aprecio o momento de um fim de jantar, quando trago vários copos desparceirados e lindos para coroar uma boa refeição com um licor.
No corredor de casa, tem outra: quadrinhos com aquarelas de lugares visitados. Charmosos, porém complicados. Em algumas viagens, o foco “aquarela-do-lugar-visitado” pode atrapalhar um pouco, pois nem sempre é fácil de encontrar. Então estou sempre com um olho no gato e outro no passarinho – enquanto visito um castelo, faço um reconhecimento da área para ver se tem uma gravura do lugar. Da janela de uma pizzaria, espreito pintores nas praças. Mas também, quem disse que colecionar é moleza?
Aos poucos, como quem não quer nada, vejo que estou juntando galinhas na cozinha. Ainda são poucas, apenas quatro, mas já sinto que podem vir a ter companheiras. Um olho no gato, outro na galinha.
Mas a procura de respostas aos porquês para coleções persiste. E aí, em um almoço na casa de minha mãe olho em volta e… tará! Genética pura! Meu pai é um colecionador de carteirinha, dedicado e minucioso. Tem de facas antigas, de soldados de chumbo, de miniaturas de carros, máquinas fotográficas… Relógios, isqueiros, canetas… Razões que tornam uma ida à Feira de Antiguidades da Praça Espanha, aos sábados, uma alegria só.
E então entendi: quem coleciona tem um motivo, um assunto, um foco de desejo. Coleções são uma festa para quem acredita que a vida é feita de pequenas coisas que, reunidas, compõem o que somos e preferimos.
É claro que também coleciono as coisas que faço, como as caixas de madeira e os bancos. E as coisas que as amigas fazem, como as jarrinhas da Raquel. E você, coleciona alguma coisa?
Outras coleções em…
Oi lindinha,
Adorei as colecoes! Tambem tenho as minhas: caixas de fosforo do mundo todo, dentre estas, uma muito especial: do aviao presidencial americano, da epoca do Jimmy Carter; moedas do mundo todo; moedas beeeeem antigas, que eram do meu avo; selos beeeem antigos, do vovo; caixinhas do mundo todo;sapatinhos;manequins;bonecas, dentre estas algumas Barbies de colecionador;vidrinhos de perfumes, estes no banheiro. Alguns bem antigos e outros de muitos paises visitados; souvenirs do mundo todo; cadeirinhas; bottons de todos os Hard Rock que visitei (e nao foram poucos); latas de bolacha, cha, etc, umas beeeeem velhas e outras mais modernas. Essas latas ficam na cozinha; enfeites, bibelos, etc do Japao. Alguns bem antigos, porcelana da epoca em que o Japao entava ocupado; algumas boas e raras pecas de marfim africano; bulezinhos bem pequenos, estes na cozinha; livros de arte, em varias linguas, estes na sala; guardanapos,porta-copos, cardapios e mexedores de plastico de varios bares e restaurantes visitados pelo mundo a fora; algumas lindas porcelanas americanas Avon…E claro meus muitos pares de sapatos, sou a Imelda Marcus 2 da minha familia, pois a 1 e minha irma…Sera que e muita colecao??? Sera que ja ta virando doenca??? Hahahahahaha Mas como e bom viajar e comprar besteirinhas para nossas colecoes!!!! Estou devendo as fotos…
Uau, Andrea! Você coleciona coleções!
Há muitos anos li uma frase que me acompanha em tudo que vivo: “A vida é uma coleção de momentos!!!!”
Na realidade, aqueles álbuns que enchemos de fotos de lugares, acontecimentos, pessoas, comidas, enfim, TUDO que nos chama a atenção, são pequenos momentinhos que começamos a colecionar por toda uma vida, e que pode ser guardado na memória, mas nada melhor do que um belo e envelhecido com o tempo álbum, que podemos folhear e sentir como nossa vida foi cheia de momentos, uma coleção, repleta de alegrias, aventuras, lágrimas, e porque não, seja de felicidade, de saudade, de tristezinha, de emoções, simples fotinhos, selinhos, mapinhas, postaizinhos, pedacinhos de lugares que guardamos, colecionamos como jóias, mas que nos faz ver: COMO NOSSA VIDA FOI CHEIA DE VIDA!!!!!!!!!
Erica,
Adorei te ver por aqui!
Conhecendo tuas viagens e os maravilhosos álbuns que você produz a partir de cada uma, devo dizer que você é uma colecionadora de momentos muito especiais!
Obrigada pela contribuição!
BJô
E ai Jô tudo bem?
Estava lendo o blog da Marina pq sou amante de doces e por curiosidade entrei no seu blog, acho muito legal fazer coleções, tinha coleção de latinhas, de pano de prato de restaurantes, de figurinhas da copa. Na última copa completei o álbum indo para a praça da UcrÂnia para trocar figurinhas com a gurizada. Minha esposa dava risada e fala até hoje que sou um piazão de vez em quando.
Abraçoss
Marcelo
(aquele que arrumava o seu computador e os do Giancarlo na Uni)
Oi, Marcelo,
Bom saber de você! Às vezes ainda tenho vontade de te chamar para me salvar com meu problemas de computador.
E pelo jeito você é um colecionador dos bons!
Um abraço,
Jô
[…] Coleções […]
[…] Coleções Share this:ShareFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. […]
[…] Coleções […]
[…] Feira de Antiguidades. Sempre de olho em um cálice para minha coleção. […]
[…] tenho analisado mais profundamente o conceito de acervo. Quem acompanha esse blog sabe que aprecio coleções, que valorizo memórias, que sou a favor de guardar o que compõe nossa história. Mas como também […]
[…] passo para solucionar o dilema: diferenciar acumular de colecionar. Sou uma colecionadora de algumas coisas que gosto e prezo muito, pois quem coleciona é regido por uma paixão […]
[…] Coleções […]
[…] Coleções Share this:CompartilharFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]
Ai Jo que post mais gostoso de ler.Vc da poesia ate a colecoes. Amei esta passeada pelo teu mundo. Charmoso.
[…] Coleções […]
[…] Coleções […]
Ha anos atras, numa das minhas voltas ao Brasil voce me deu de presente uma galinha, daquelas com pintinhas, que agora mora em um dos ninhos de passarinho que coleciono. Fico de olho, depois de uma tempestade, pra ver se algum caiu da arvore, e levo pra casa. Sera que devia colocar de volta na arvore? Tenho uns 5, não uma grande colocai mas um começo. Também coleciono mais outras coisinhas, mas fica pra outra vez. Beijo da Australia!
[…] Coleções […]
[…] Coleções […]
[…] também pode gostar de… Deixar ir Coleções Como vivíamos […]
[…] Coleções […]