Texto de Ângela Marques Duarte.
Toda a discussão sobre usar ou não as sacolas plásticas acontece porque elas são fartamente distribuídas nas lojas, supermercados e comércio em geral, gratuitamente.
Nos lugares onde as pessoas estão mais atentas aos problemas com o meio ambiente, as sacolas são cobradas. Quando é preciso pagar talvez seja mais fácil mudar o hábito.
Mudança de hábito é uma dificuldade que todos conhecemos. Quando ouço as pessoas alegando impossibilidades em usar sacolas retornáveis, acho que é só a falta deste costume.
Deixo minhas sacolas no porta-malas do carro. Quando são esvaziadas em casa, já são colocadas perto da porta de saída.
As pessoas resistem às sacolas retornáveis principalmente por que usam as plásticas para colocar o lixo doméstico. Produzimos uma quantidade enorme de lixo orgânico que poderia ser usado para fazer adubo através da compostagem.
Dê uma olhada no You Tube sobre compostagem caseira. Aqui você pode ver um exemplo.
Na próxima ida ao supermercado sem as suas sacolas ecológicas, coloque as compras em caixas de papelão.
Conheça o site americano envirosax.com onde você pode ler sobre os perigos dos sacos plásticos.
Outra atitude positiva é ter a sua garrafa de água para fazer ginástica. Imagine quantos copinhos de plástico você estará economizando.
Várias pequenas mudanças na direção certa farão uma grande diferença contra o problema do volume de lixo que produzimos.
Você vai rever mais conceitos em…
Oi Angela, concordo plenamente com você. São pequenas atitudes e ao alcance de todos que fazem a diferença.
Um abraço
Regina
Preciso me antenar mais, faço o que posso mas ainda acho que fico devendo que , que estou fazendo muito pouco… bjão
Oi Magda!
Sucesso no bazar!
bj
Adriane
Olá, Angela, realmente temos mais em comum além de não pintarmos o cabelo. Aliás, soube que uma pessoa comentou que “só podia ser pintado” porque os os meus “reflexos” eram perfeitos demais! 🙂
Mas o comentário é sobre os copinhos. Como trabalho muito em congessos, fico horrorizada vendo a cada tantas horas passar uma faxineira do centro de convenções recolhendo sacos pretos de 100 litros cheios de copinhos!
Quando eu falo essas coisas para os “não reagentes”, a resposta que pula da boca é que isso é uma questão de girar a economia, as pessoas que fabricam copinhos não podem perder o emprego.
OK, e que tal dar emprego para pessoas lindamente uniformizadas (pela Panos Divertidos) lavarem copos e xícaras e reporem elegantemente nos eventos carregando lindas bandejas (pintadas pela Jô)? Bem mais simpático que uma faxineira arrastando saco de lixo pelos corredores! E até o bolso de vocês ia se beneficiar.
Raquel
[…] Questão de atitude […]
[…] Questão de atitude […]
[…] usa as sacolas retornáveis porque esquece, tenho aqui algumas dicas para que isso não aconteça, nesse post. E aqui e aqui tem mais algumas ideias para estimular sua memória […]
[…] você respondeu que não usa as sacolas retornáveis porque esquece, tenho algumas dicas nesse post para que isso não aconteça. E aqui e aqui tem mais algumas ideias para estimular sua […]
[…] Questão de atitude […]
[…] Questão de atitude […]
[…] Questão de atitude […]